A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

ESTENDAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2019/11/2297 leram | 0 comentários | 4 gostam
No dia 20 de novembro recordamos os DIREITOS DA CRIANÇA, documento aprovado pela ONU em 1959, num grande estendal construído e preparado pelos nossos alunos, com a ajuda dos professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
A Escola Dr. Flávio Gonçalves esteve movimentada, com grande empenho e imaginação dos alunos, na elaboração de trabalhos para um estendal em que os Direitos das Crianças foram o centro das atenções. Desde o mês de outubro, que os professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento lançaram o desafio, pela segunda vez, para lembrarem todos os cidadãos que as crianças devem ser protegidas e os seus direitos salvaguardados. Numa sociedade em constante mudança, com algumas das vias estruturantes em crise, como a família, é deveras importante preservar as crianças e dar-lhes tudo a que têm direito, enquanto crianças, a crescerem saudáveis, com verdadeiros exemplos de cidadania. Infelizmente, isto não se considera em muitas partes do mundo onde cresce a violência doméstica, a fome, a pobreza, o trabalho infantil, a guerra, a pornografia e outras agressões físicas e psíquicas, geradas pela globalização e pela grande difusão do mundo digital.
Os alunos da escola envolveram-se ativamente, não só na elaboração criativa como também na colocação dos trabalhos no estendal, que se manterá durante algum tempo para que toda a comunidade escolar aprecie e reflita sobre a forma como se processam as relações com as crianças e, em casos de não observância, o dever de alertar as instituições responsáveis.
A todos os que colaboraram um agradecimento e para a comunidade educativa um aviso «O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade».

A equipa coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola

Cristina Ferreira
Isabel Silva
Paula Soares da Costa

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário