A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

"A TERRA TREME"
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2019/11/18176 leram | 0 comentários | 39 gostam
No dia 15 de novembro, toda a comunidade educativa da Escola Flávio Gonçalves executou os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.
“A TERRA TREME” é um exercício público, nacional, de prevenção do risco sísmico, organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Proteção Civil que pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Considerando esta iniciativa de grande importância, a nossa escola decidiu aderir a esta atividade.
Realizada no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola Dr. Flávio Gonçalves, este exercício tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa, desde cedo, nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino. Esta atividade foi preparada com antecedência, facultando aos alunos, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, o visionamento de um PowerPoint, enviado pelo Coronel Paulo Esteves, coordenador do departamento de Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, dada a impossibildade de estar presente para um esclarecimento público.
A simulação teve início com o toque de emergência e, em toda a escola, se executaram os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR! BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo. Depois PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente
e, por fim, AGUARDAR até que a terra pare de tremer.
A sensibilização é importante e, sobretudo, é conveniente que todos os intervenientes divulguem a mensagem nas famílias e nos locais que frequentam. O risco de fenómenos atmosféricos adversos é cada vez maior e prevenir é a atitude mais assertiva dos cidadãos responsáveis e conscientes.


A equipa coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola

Cristina Ferreira
Isabel Silva
Paula Soares da Costa

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe