A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

40 ANOS DE HISTÓRIAS DA ESCRITORA ALICE VIEIRA
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2019/11/08206 leram | 0 comentários | 65 gostam
As professoras de Português do 2º e 3º ciclos, Paula Soares da Costa e Luísa Gomes estiveram presentes na entrevista realizada à escritora, que aconteceu no dia 6 de novembro, no Hotel Crown Plaza, no Porto.
A escritora Alice Vieira, de 76 anos, começou por falar da sua infância com as tias, momentos emocionalmente não muito gratificantes, mas que deram à escritora e jornalista uma força e determinação ímpares. Estes anos forjaram na autora, na fase de adolescente, uma grande coragem e vontade de vencer para se tornar autónoma e independente. Com o curso de Filologia Germânica, cedo enveredou pela carreira de jornalista e trabalhou com nomes conhecidos da rádio.
Senhora de um otimismo e de um sorriso constantes, diz-se feliz e salienta que a poesia fez parte da sua escrita sete vezes, nos momentos em que se sentia apaixonada. Uma vicissitude aconteceu com um problema de saúde, com prognóstico de mais dois anos de vida e já se passaram trinta e dois anos, permitindo-lhe encarar a vida de maneira diferente, visível na grande generosidade que tem para com os seus leitores. Como reafirmou, os contratempos fizeram-na mais forte e resiliente e a sua vida tem sido um reflexo dessa forma de estar.
A escrita é o seu modo de vida e tem-lhe proporcionado muitas visitas às escolas para conversar com os alunos e, apesar de ter uma agenda bastante preenchida, está sempre presente e gosta muito de conversar e de contar os episódios mais marcantes da sua vivência pessoal e profissional.
Nesta entrevista mencionou a organização Postcrossing, através da qual contacta com pessoas de todos os lugares do mundo e sente muito prazer em escolher, escrever, enviar e receber postais.
Seguiram-se as questões dos participantes que, no final, tiveram a oferta do livro «Rosa, minha irmã Rosa», em formato especial, que foi autografado pela autora com enorme disponibilidade e generosidade.
Um agradecimento à Editora Leya que proporcionou um momento de agradável tertúlia com uma SENHORA incomparável, uma verdadeira escritora dos afetos, a ALICE VIEIRA.

Professoras Luísa Gomes e Paula Soares da Costa

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe