A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

FORMAÇÃO DE DELEGADOS E SUBDELEGADOS
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2019/10/30221 leram | 0 comentários | 72 gostam
Na penúltima semana de outubro, decorreu, na Biblioteca Escolar, uma formação destinada a todos os Delegados e Subdelegados de Turma.
Esta ação dinamizada pela Coordenadora da BE, professora Anabela Torre, e pela professora Cristina Ferreira, da Equipa da Ação Estratégica para a Educação da Cidadania, foi desenvolvida em várias sessões por ano de escolaridade e visou preparar os representantes diretos dos alunos da nossa escola para mais um ano letivo de desafios e dificuldades que todos terão de enfrentar.
Para consolidação dos objetivos, as dinamizadoras entregaram a todos os presentes um marcador de livros com as características de referência para o desempenho do cargo para o qual foram eleitos, disponibilizando ainda conselhos para o seu sucesso. Para além disso, transmitiram um ideal intilulado pelas professoras responsáveis como "A regra dos 4Cs: Comunicação; colaboração; cooperação e compromisso».
 Esta sensibilização permitirá aos Delegados e Subdelegados das turmas um melhor desempenho, fomentando o entusiasmo dos alunos de forma a que estes proporcionem um bom ambiente escolar no presente ano letivo.

Professora Paula Costa

Foi na qualidade de Delegada e Subdelegada de Turma do 8º A que fomos convocadas e pudemos estar presentes numa sessão de esclarecimento e debate sobre o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, as qualidades do delegado e do subdelegado, bem como as suas funções. Falamos, também, sobre a indisciplina e o bullying, estratégias de atuação e fomos incentivados a praticar e divulgar os 4 C`s: Comunicação; Cooperação, Colaboração e Compromisso.
A finalizar a sessão, preenchemos um questionário individual e foi-nos entregue um marcador de livros onde constam as qualidades do delegado de turma assim como os valores e princípios que justificam e dão sentido ao perfil do aluno. Recebemos, ainda, uma folha de registo de ocorrências e estratégias, a aplicar em situações de indisciplina que, eventualmente, ocorram ao longo do ano.
Esta formação permitiu-nos conhecer melhor o ambiente escolar que vamos ter que enfrentar, incentivando-nos e motivando-nos para um bom desempenho no exercício das nossas funções. Como comprovativo da nossa presença recebemos um certificado de participação.

Maria Miguel Monteiro, nº 21 e Leonor Pinheiro Torres, nº19 – 8º A


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe