A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

INICIATIVA «VAMOS LIMPAR AS NOSSAS PRAIAS?»
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2019/10/181367 leram | 0 comentários | 602 gostam
Numa verdadeira manifestação de cidadania ambiental, a Escola Dr. Flávio Gonçalves associou-se à Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e, no dia 15 de outubro, levou a cabo uma verdadeira campanha de limpeza da praia do Quião.
8:35 h do dia 15 de outubro – Todos prontos para partir, em caminhada, até à Praia do Quião, em Aver-o-Mar. Acompanhados pela Polícia Municipal, as turmas A, D, G e H do 7º ano, preparados para viver uma manhã diferente, aderiram à iniciativa, proposta pelos professores de Cidadania e Desenvolvimento, de limpar a praia e sensibilizar os mais próximos para esta problemática ambiental.
Orientados pelos professores Artur Cadeco, Angelina Santos, Cristina Ferreira e Paula Costa, na área de Cidadania e Desenvolvimento, Paula Quintas no âmbito das Ciências - alimentação, Paula Campos na formação e preparação física e Zita Mourão, professora de EMRC, no plano dos valores da amizade, solidariedade e respeito pelo ambiente, era esperada uma manhã repleta de energia positiva, não fosse o estado do tempo que, após algumas ameaças, acabou por abreviar o final da atividade.
Uma hora de caminho, em amena conversa, o grupo aproveitou para mostrar a sua boa preparação física e contemplar o mar que, a nosso lado, ondulava na sua imensidão e frescura. Chegados ao local, a ansiedade era grande, mas todos aproveitaram para desfrutar do ambiente e tirar as suas fotos para dar a conhecer, através do Instagram, onde estavam e o que iam fazer.
Esperávamos que, entretanto, chegasse o principal promotor e dinamizador da atividade, a LPN – Liga Portuguesa para a Proteção da Natureza, sediada em Lisboa, representada pela Dra Ana Luísa, com as ofertas dos parceiros que se associaram à iniciativa, nomeadamente a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, sempre presente, e os Supermercados Pingo Doce. Apresentados os objetivos do evento, todos saborearam a fruta e água natural numa junção perfeita de bom ambiente e alimentação saudável. Dadas as instruções, vestida a «Tshirt» com o slogan «Amar o mar», calçadas as luvas e com sacos apropriados, todos se lançaram na limpeza do areal que resultou em 140 quilos de lixo. O estado do tempo não permitiu mais recolha, mas todos os participantes se mostravam indignados com o desrespeito pelo ambiente e com nosso futuro.
O regresso, de autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal, foi de partilha das vivências experienciadas e de reflexão para que haja um comportamento mais assertivo da parte dos alunos como cidadãos responsáveis e, sobretudo, que levem a mensagem às famílias e à comunidade em geral pois, pelas atitudes e comportamentos cívicos se avaliam as aprendizagens. Os alunos participantes receberam ainda um ecobag para separação dos resíduos, oferta da empresa LIPOR e assim se dará continuidade ao projeto e objetivos interdisciplinares da disciplina de Cidadania e Desnvolvimento centrada no tema “Desenvolvimento Sustentável: Direitos e Deveres” - Desenvolvimento Sustentável/Educação Ambiental, Direitos Humanos e Educação para o Consumo, tendo por base o documento Agenda 2030. Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Professora Paula Costa

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe