A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

ESCOLA FLÁVIO GONÇALVES RUMA DE NOVO A BRUXELAS
Por Cristina Ferreira (Professora), em 2019/09/23639 leram | 0 comentários | 132 gostam
Os alunos da Escola Dr. Flávio Gonçalves que venceram o concurso “Eu sou Europeu” 2018/2019 partiram para Bruxelas no passado dia 11 de setembro, numa viagem que todos consideraram uma oportunidade única e inesquecível.
No período compreendido entre o dia 11 e 13 de setembro de 2019, um grupo de alunos do 8º e 9º anos da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, sob a orientação das professoras organizadoras Anabela Torre, Angelina Santos e Cristina Ferreira, deslocou-se a Bruxelas, fruindo o prémio justo, resultante do primeiro lugar conseguido no concurso “Eu sou Europeu” em maio do ano letivo de 2018/19.
A viagem teve o seu início com o encontro do grupo de alunos e professoras responsáveis no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, pelas 5 horas da manhã, aportando em Bruxelas, capital da Bélgica, pelas 10.35 horas locais.
Após instalação no Van Belle Hotel, nos arredores de Bruxelas, realizaram-se as visitas ao Hemiciclo do Parlamento Europeu, onde foram recebidos de forma excecional pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, que teceu largos elogios ao grupo de alunos poveiro pelo prémio conseguido e oportunidade alcançada, e a tão poucos acessível, e pelo Dr. António Vale, que nos fez uma excelente visita guiada, mostrando, in loco, o funcionamento das sessões parlamentares europeias.
O segundo dia teve início, logo pela manhã, com a visita ao Quartier Européen, sede da Comissão Europeia e centro da Europa, onde os alunos puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre as instituições europeias, circular pelo centro de visitas e almoçar na sua cantina, embora com rigorosas medidas de segurança.
A tarde foi ocupada com as visitas ao Parlamentarium, o maior centro de visitantes parlamentar da Europa, e à Casa da História da União Europeia. Nestes espaços, os alunos puderam viajar de forma interativa pela História da Europa.
O último dia foi preenchido com a visita ao Forte de Breendonk, um campo de concentração e deportação durante a Segunda Guerra Mundial, e à cidade de Antuérpia.
Apesar de um programa bastante preenchido e intenso, ainda foi possível visitar os principais pontos turísticos da cidade de Bruxelas, nomeadamente ao Manneken Pis, Grand Place, Palais du Roi, Galeries Saint-Hubert, Catedral Saint Michael, Mont des Arts, entre outros.
Foram, sem dúvida, três dias magníficos que permitiram a estes alunos contactarem diretamente com a sede da comissão europeia e com a cultura belga, que todos consideraram uma oportunidade única e inesquecível. Foi emocionante andar de transportes públicos, calcorrear ruas e vielas para encontrar monumentos, saborear a gastronomia belga nos típicos restaurantes de Bruxelas, comunicar em francês, inglês, mas também em português, pois são muitos os portugueses a circularem nesta cidade tão bonita e cosmopolita da Bélgica.
Um elogio para a forma exemplar como se comportou este grupo de alunos da Escola Dr. Flávio Gonçalves, que, com o seu espírito cívico e europeísta, tanto dignificou esta instituição, a cidade da Póvoa de Varzim e Portugal. Parabéns a todos eles!
A todos os que proporcionaram esta viagem, em particular à representação da Comissão Europeia Portuguesa, à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e à Direção da Escola Dr. Flávio Gonçalves, muito OBRIGADO!
As professoras responsáveis:
Anabela Torre, Angelina Santos e Cristina Ferreira

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe