A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

“OS TUGAS” – PROJETO DE DIOGO PIÇARRA
Por Paula Costa (Professora), em 2019/05/271068 leram | 0 comentários | 577 gostam
“Os Tvgas” é o nome da segunda obra da Coleção Reinventar por Diogo Piçarra, editada pela Betweien e assinada pelo músico Diogo Piçarra.
O autor/ cantor esteve no Cineteatro Garrett na quinta-feira passada, por iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação, perante uma sala repleta de alunos, do 6º ao 9º anos; a que se juntaram as delegações do Projeto Erasmus que se encontravam entre nós.
A apresentação teve três momentos distintos: uma entrevista a Diogo Piçarra sobre a génese do projeto, com a apresentação do mesmo, proporcionando uma grande interação com a assistência, com um elevado número de “voluntários”, um pequeno sketch por dois atores, nos papéis de Luís de Camões e de Diogo Piçarra, e a parte mais aguardada pelos presentes, Diogo a cantar dois temas do projeto, com direito a um extra.
O cantor autografou os livros e tirou fotos com todas as turmas presentes, e uma “selfie” com toda a assistência.

BREVE RESENHA DO PROJETO (de acordo com a editora)
“Os cinco séculos que separam Piçarra de Camões foram o mote para a investida do autor numa odisseia por mares e continentes, desta feita, não para desbravar novos mundos, mas para descobrir, conhecer e dar a conhecer portugueses e portuguesas que partiram de Portugal. Os dez cantos de “Os Lusíadas” transformam-se, pela mão de Piçarra, em dez cantos do globo terrestre, onde o autor desembarca para encontrar emigrantes portugueses e portuguesas, que dão cartas na ciência, no ensino, na restauração e hotelaria, no desporto, nos negócios, entre outras áreas, e sobre quem poetiza. Piçarra selecionou algumas estâncias de cada canto de “Os Lusíadas” e, inspirado pelas mesmas, versa sobre a vida de quem teve de sair do seu país natal para procurar realização pessoal e profissional… O livro está ainda guarnecido de outras ferramentas que, com toda a certeza, enriquecerão a experiência daqueles que decidam entrar nesta viagem. Um mapa com a rota de Piçarra pelo mundo e de Vasco da Gama até à Índia, o passaporte de todos/as os/as personagens, incluindo o do autor, espaços em branco onde o leitor é desafiado a escrever a sua própria viagem e poesia, as letras das músicas que Diogo Piçarra escreveu e musicou para o projeto, são apenas alguns dos materiais que o leitor encontrará em “Os Tvgas”…
Estudar “Os Lusíadas” é um desafio exigente, é preciso amar “Os Lusíadas” para que o desafio seja enfrentado com o sentimento de orgulho e de pertença à nação lusitana. Acompanhar-te e ajudar-te neste processo é o propósito de Diogo Piçarra”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe