A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

ERASMUS+ - “EDUCATED AND ACTIVE CITIZENSHIP”
Por Paula Costa (Professora), em 2019/05/27562 leram | 0 comentários | 108 gostam
Ao longo da semana de 20 a 24 de maio, decorreu na nossa Escola o 3º encontro do projeto “Cidadania Informada e Ativa”, com a participação de alunos e professores dos seis países aderentes.
Para além de Portugal, representado pela nossa Escola, estiveram presentes as delegações de Itália, Grécia, Roménia, Espanha e Turquia.
Na segunda-feira, após a receção no pátio da escola, as delegações dirigiram-se para o Auditório Municipal, onde se deram a conhecer e falaram brevemente das suas escolas, comunidades em que estão inseridas, e respectivos países, e apresentaram um pequeno musical baseado na obra de um escritor nacional.
Os nossos alunos basearam o seu musical num episódio de “Os Lusíadas”, o “Concílio dos deuses”.
Após o almoço, e no espaço do Museu Municipal, participaram num workshop sobre siglas poveiras, a partir da obra do escritor poveiro Santos Graça.
O jantar teve lugar na nossa Escola, e foi oferecido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, e contou com a presença das famílias que acolheram os alunos estrangeiros. Os alunos foram desafiados a desenhar os locais e monumentos visitados nos encontros anteriores (Roménia e Turquia), e a expô-los.
O dia de terça-feira foi dedicado a dois renomados escritores, um nascido na Póvoa, e outro igualmente com ligação à nossa cidade, respetivamente Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco. De manhã rumaram a Tormes, em Baião, para uma visita à casa de Eça de Queirós. De tarde, no regresso, fizeram uma paragem em S. Miguel de Ceide (Famalicão), para a visita à casa de Camilo.
Na quarta-feira de manhã, para além de uma visita à Casa-Museu de José Régio em Vila do Conde, efetuaram um passeio à beira-rio para ver a lancha quinhentista, e tiveram a oportunidade de praticar canoagem no Rio Ave.
De tarde, realizou-se uma breve visita a cada uma das escolas que formam o Agrupamento Dr. Flávio Gonçalves, e calcorrearam as ruas da cidade à “caça” de ruas e monumentos dedicados a escritores poveiros (peddy-paper).
Na quinta-feira, de manhã, os alunos participaram num workshop na casa da escritora Sophia de Mello Breyner Andressen, e, de tarde, assistiram à apresentação do projeto “Os Tugas”, de Diogo Piçarra, no Teatro Garrett.
Na sexta-feira, as delegações visitaram, a pé, alguns dos locais mais icónicos da cidade do Porto, entre os quais a Estação de S. Bento, e, após o almoço, embarcaram no cruzeiro das seis pontes no rio Douro.
De regresso à escola, e ainda antes do jantar festivo de despedida, a que se juntaram as famílias de acolhimento e membros da comunidade escolar, os coordenadores do Projeto reuniram para proceder à avaliação respetiva, e os alunos completaram o mapa da Europa com desenhos e fotografias referente à sua estadia no nosso país.
O fim de festa foi muito animado, com a atuação da Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Porto e dois D.J., ficando todos a ansiar pelo próximo encontro.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe