A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

VISITA DE ESTUDO AO PORTO
Por Paula Costa (Professora), em 2019/05/13512 leram | 0 comentários | 148 gostam
No dia 10 de maio de 2019, um grupo de 146 alunos do 9º ano, acompanhados por 8 professores, deslocaram-se à cidade do Porto, tendo como objetivo visitar o Museu dos Transportes e Comunicações e o Museu Militar.
Esta atividade foi proposta e desenvolvida pelos grupos disciplinares de História e de Geografia.
Enquanto, de manhã, um grupo de 70 alunos visitava o Museu dos Transportes e Comunicações, o outro grupo de 74 visitava o Museu Militar, trocando após o almoço, que decorreu no Arrábida Shopping. As visitas nos dois museus foram orientadas por uma guia, tornando-as mais enriquecedoras e completas.
Assim, no Museu dos Transportes e Comunicações, a guia iniciou a visita com a explicação do Painel “Ribeira Negra”, de Júlio Resende, composto por 40 painéis, de 3 metros de altura por 1 metro de largura. Seguiu-se a visita à Biblioteca do Museu da Alfândega, que deu acesso a um variado conjunto de documentos que revelam os conhecimentos necessários à atividade aduaneira. Posteriormente os discentes deliciaram-se com a exposição que se encontrava num espaço nobre do edifício, com forte ligação visual ao Douro, composta por peças de mobiliário, instrumentos de trabalho, fardamentos, imagens e documentos bibliográficos diversos que guardam a memória de rotinas, de sons e vivências de outros tempos. Prosseguiu a visita com a observação dos carros dos Presidentes, património histórico, uma das mais importantes coleções de carros do país: aqueles que, ao longo da já centenária República, estiveram ao serviço dos seus Presidentes, após terminado os seus mandatos presidenciais.
Seguiu-se o Museu Militar do Porto que abriga uma amostragem de armamento leve, uniformes e equipamentos militares, assim como uma ampla revelação de artilharia pesada, abrangendo um período do século XVI até meados do século XX. Possui também uma grande coleção de soldados em miniatura que aborda a evolução do guerreiro desde a antiguidade até à época contemporânea. O Museu conta ainda como a cidade foi palco de grandes acontecimentos político-militares, durante mais de 100 anos, e o edifício do Museu Militar, durante o Estado Novo, funcionou como uma delegação da PIDE-DGS.
Em jeito de conclusão, reconhecemos que os nossos alunos ampliaram os seus conhecimentos, mostrando-se interessados e colaborantes, respondendo às questões que as guias iam formulando, manifestando curiosidade, empenho e poder crítico.

Angelina Santos e Cristina Ferreira, professoras responsáveis pela atividade

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe