A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

VISITA DE ESTUDO A AVEIRO
Por Paula Costa (Professora), em 2019/05/03434 leram | 0 comentários | 126 gostam
No dia 24 de abril, no âmbito das disciplinas de Geografia e de História, os alunos do 8º ano deslocaram-se a Aveiro para realizar uma visita de estudo, que incluía o Passeio de Comboio Turístico e a visita ao Museu de Santa Joana.
Assim, com o Passeio de Comboio Turístico, os discentes tiveram a oportunidade de observar e conhecer os seguintes pontos de referência: Antiga estação de comboios de Aveiro; Avenida Dr. Lourenço Peixinho; Centro da cidade; Universidade de Aveiro; Antigo Hospital de Aveiro; Parque da cidade – Parque Infante D. Pedro; Museu Santa Joana; Sé Catedral de Aveiro e Antiga fábrica Jerónimo Campos.
No Museu de Santa Joana, os alunos, no piso térreo do convento puderam ver o coro baixo, com o túmulo de Santa Joana Princesa; a Igreja de Jesus; o claustro, com as suas capelas, sala do capítulo e o refeitório. Neste piso, destaca-se a Igreja de Jesus, decorada com uma sumptuosa talha dourada e azulejos portugueses. Esta igreja é um notável exemplo da exuberância da decoração barroca. A capela maior foi desenhada pelos entalhadores e escultores António Gomes e José Correia e pelo pintor Manuel Ferreira e Sousa.
O coro interior, que contém o túmulo da Princesa Joana, é uma obra-prima da arte barroca em mármore multicor com elementos escultóricos influenciados pelo gosto italiano, sendo da autoria do arquiteto real João Antunes.
O claustro, que remonta ao final do séc. XV e início do séc. XVI, bem como o refeitório, com a sua graciosa tribuna de leitura e paredes revestidas de azulejos, são igualmente dignas de destaque.
No piso superior, os alunos observaram o claustro que dá acesso ao coro alto e às capelas devocionais que lhe são contíguas.
No espaço da exposição permanente, surgem ainda dois vestígios do antigo convento: a Sala de Lavor e a Capela do Senhor dos Passos.
As visitas foram acompanhadas por guias que possibilitaram aos alunos um conhecimento mais aprofundado dos locais visitados.
Os 161 alunos foram divididos em dois grupos, um de manhã e o outro da parte da tarde, uma vez que esta visita de estudo foi realizada em conjunto com a disciplina de Físico-Química para usufruir do mesmo autocarro. Assim, enquanto um grupo visitou a Fábrica da Ciência Viva, o outro realizou a visita Geográfica e Histórica.
O almoço decorreu no Fórum de Aveiro, conforme os alunos iam terminando o cumprimento das respetivas atividades.
Pela expressão de entusiasmo e alegria demonstrada no rosto dos alunos achamos que valeu a pena e que se deverá repetir no futuro, pois a visita garantiu uma experiência autêntica e educacional para todos os alunos, uma vez que a realidade é totalmente diferente quando os alunos podem observar as coisas “in loco” com os seus próprios olhos.

Angelina Santos, professora responsável pela atividade.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe