A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

CONCURSO “EU SOU EUROPEU”
Por Paula Costa (Professora), em 2019/05/021080 leram | 0 comentários | 559 gostam
No âmbito do projeto “Nós e a Europa, 20 alunos dos 8.º e 9.º anos da nossa Escola deslocaram-se a Lisboa ”, no dia 29 de abril, para visitar o Espaço Europa e participar no concurso “Eu sou Europeu”.
Para além da visita ao Espaço Público Europeu, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma interessante e esclarecedora apresentação da Dr.ª Fernanda Fernandes que explicou de uma forma simples e objetiva o que é e como funciona a UE, conseguindo prender a atenção de todos os presentes durante, aproximadamente, duas horas.
As políticas europeias para os jovens e para as questões ambientais, a questão do Brexit e o futuro da UE, foram alguns dos assuntos que suscitaram mais interesse e curiosidade dos alunos e que enriqueceram o debate.
Também as eleições europeias de 26 de maio e a importância da participação ativa de todos os cidadãos nestes momentos determinantes da democracia foram temas abordados, dado que são fundamentais para a consolidação da UE. O espírito do “cidadão europeu” tem de continuar a desenvolver-se nas novas gerações, por isso, o seu envolvimento é fundamental. Os jovens podem dar um forte contributo no apelo à participação ativa dos seus pais e familiares em atos tão importantes como nas eleições que se aproximam.
Os conhecimentos demonstrados, a participação ativa e comportamento dos nossos alunos mereceram um elogiam final por parte da Dr.ª Fernanda e das professoras acompanhantes. Parabéns meninos e meninas!
E foi assim que, mais e melhor informados, mais e melhores cidadãos europeus, regressamos à Póvoa de Varzim, aguardando agora pelo carimbo no “passaporte” (resultado do concurso) que nos poderá levar até Bruxelas.
Mas o projeto “Nós e a Europa” e o funcionamento das instituições democráticas continuam!
No dia 6 de maio, temos uma palestra com a deputada Dr.ª Carla Barros e, possivelmente, com um eurodeputado (a confirmar). No dia 9 de maio, vamos comemorar o dia da Europa e partilhar com toda a escola, numa exposição, o material que trouxemos do Espaço Europa.

As docentes responsáveis pela atividade, que resulta da articulação entre a BE e as disciplinas de História e de Geografia (3º ciclo), foram as professoras Anabela Torre, Angelina Santos e Cristina Ferreira.


As professoras responsáveis

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe