A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

PROJETO ESCOLA ELETRÃO – VISITA À BRAVAL
Por Paula Costa (Professora), em 2019/04/291014 leram | 0 comentários | 573 gostam
No âmbito do projeto “Escola Eletrão” da AMB3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos), a nossa escola foi a vencedora do prémio relativo ao 1º período desta campanha.
Com efeito, foram recolhidos 2200 kg de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis (RPA). O prémio consistiu numa visita a uma unidade de tratamento e valorização da rede eletrão, a Braval, situada em Póvoa de Lanhoso. Esta visita foi orientada por uma responsável da Braval e acompanhada por uma representante da Amb3E.
Os alunos selecionados para esta visita foram aqueles que no ano letivo anterior mais contribuíram para que a nossa escola conquistasse a nível nacional, o prémio “Pilhas”, no valor de 1000 euros."

Helena Tavares, professora de FQ


Ainda no âmbito desta visita, recebemos dos alunos do C.A.A. este texto.

BRAVAL ECOPARQUE – O QE É?

Braval Ecoparque é um espaço situado na serra do Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, onde funciona uma estação de triagem de resíduos.
Devemos dizer resíduos e não lixos, pois estes aqui serão utilizados como um recurso após a recuperação e reciclagem de diversos materiais. Após a recolha dos resíduos nos diversos ecopontos, nesta estação são separados mecânica ou manualmente. Depois de separados são enfardados e, de seguida, enviados para empresas recicladoras como é o caso da Rduz, que vem à nossa escola buscar os materiais que a comunidade escolar traz como forma de nos apoiar no nosso PROJETO ELETRÃO.
No 1º período a nossa escola foi a vencedora do prémio relativo à campanha «Escola Eletrão» e, como prémio, vários alunos, nomeadamente do 9ºC, 9ºD e 7ºD, fizeram no dia 23 de abril à tarde, uma visita orientada à Braval. Os alunos e professores acompanhantes deslocaram-se de autocarro, viagem oferecida pelo projeto.
Os participantes saíram da visita com uma maior consciencialização da necessidade de se Reduzir, Reutilizar e Reciclar cada vez mais os resíduos que cada um de nós produz diariamente para sermos felizes com um ambiente saudável.

Alunos do C.A.A.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe