A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SEMANA DA LEITURA – II
Por Paula Costa (Professora), em 2019/03/11964 leram | 0 comentários | 588 gostam
Na segunda e terça-feira, dias 11 e 12, no turno da manhã, Ana Esteves voltou à nossa escola, desta vez para uma atividade com os alunos do 3º ciclo.
A atividade, designada “Vamos sentir e a…mar Sophia”, pretendeu prestar uma pequena homenagem à autora de “A Fada Oriana”, “A Menina do Mar” e “O Cavaleiro da Dinamarca”, entre outras obras da literatura infantil, neste ano em que se comemora o primeiro centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen (a 6 de novembro de 1919, na cidade do Porto).
Ana Esteves baseou a sua sessão em poemas e contos da escritora portuense, em que o mar é um dos elementos preponderantes.
Três alunos do 8º A - Ana Isabel Silva, Ana Sofia Sarmento e Pedro Sousa- e dois alunos do CAA - Maria de Fátima Mendes e Renato Braga - gravaram poemas de Sophia, respetivamente "O Búzio de Cós", "Terror de te Amar", "Eis-me" e "Mar Sonoro" Duas versões do mesmo poema pelos alunos do CAA) que a Rádio Onda Viva transmitiu num progrma dedicado à Semana da Leitura.
 

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.
É autora de uma vasta obra poética, mas igualmente de contos, contos infantis, obras de teatro e ensaios.
Morreu em Lisboa em julho de 2004, e o seu corpo encontra-se no Panteão Nacional, para onde foi trasladado em 2014.

SOFIA TEIXEIRA, “CONTOS DO IMAGINÁRIO”

Na terça e quinta-feira, dias 12 e 14, foi a vez da escritora Sofia Teixeira realizar uma atividade com os alunos dos 4º e 5º anos, a partir da sua obra “Contos do Imaginário”.
A escritora apresentou um teatro de sombras. O livro foi lançado em setembro passado, na biblioteca Diana Bar, já que a escritora nasceu em Argivai, na Póvoa de Varzim, em 1975.
Sofia Teixeira lecionou em diversas escolas do norte do país.
Tem formação em Escrita Criativa pelo Instituto Camões.
Trabalhou como colaboradora externa, da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, na área infanto-juvenil, na criação de peças de teatro.


LER+EM FAMÍLIA

A Biblioteca Escolar, em articulação com a disciplina de Português, desenvolveu a atividade Ler+ em Família, realizada na passada sexta-feira, dia 15 de março, às 21 horas.
Esta atividade teve como objetivos a promoção/sensibilização para a leitura em família e a partilha da leitura na comunidade escolar.
As professoras bibliotecária e de Português das turmas I, J e K do quinto ano convidaram as famílias a participar na Semana da Leitura de 2019 numa sessão “Da Leitura aos Afetos”, em que cada família procedeu à escolha de um excerto de uma obra selecionada, de forma a partilhar o prazer de ler. A responsável pela dinamização das atividades, professora Anabela Torre, iniciou a sessão com um agradecimento aos pais e alunos, à direção da escola também presente e convidados, e leu um excerto da obra «Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes» de Augusto Cury, elencou as diversas atividades que se realizaram nesta semana e declamou um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, assinalando o centenário do seu nascimento. Seguiu-se a apresentação dos alunos e familiares presentes e a leitura dos excertos das obras selecionadas, «Os meus pequenos Heróis– Nelson Mandela» de Javier Alonso, «A Mata dos Medos» de Álvaro de Magalhães, «A Menina do Mar» de Sophia de Mello Breyner Andresen, «Auto da Barca do Inferno» de Gil Vicente, «Afonso Henriques, o Conquistador» colecção Era uma vez um Rei... e «As Gémeas» de Enid Blyton. Finalmente os pais agradeceram o convite, congratulando-se pela realização da atividade, terminando com um momento de convívio.

Paula Costa, professora de Português


“LER E ESCREVER COM ANNE FRANK”

Ao longo de toda a semana, estará patente na B.E. uma exposição sobre Anne Frank, com o tema em epígrafe.
A exposição centra-se na figura de Anne Frank como escritora - “Anne escreveu pequenas histórias acerca de coisas que aconteciam no Anexo Secreto. Por vezes inventava histórias semelhantes a contos de fadas. Ela também leu muitos livros. Esta exposição também mostra quais os livros que Anne leu e quem os levou clandestinamente para o Anexo Secreto”.
Anne Frank morreu com 15 anos no campo de concentração de Bergen Belsen (norte de Alemanha) em 1945.
As turmas podem dirigir-se à BE e realizar algumas das atividades incluídas nos livros de fichas, com dois níveis de dificuldade (2 ou 3º ciclos).

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe