A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

ARTES E OFÍCIOS
Por Dulce Marques (Professora), em 2019/01/30100 leram | 0 comentários | 10 gostam
Na tarde de ontem, dia 29, os alunos do 9º H, acompanhados pelo professor Castro Lopes, deslocaram-se à Biblioteca Municipal para assistirem a mais uma sessão de Artes e Ofícios.
O profissional convidado foi João Pinto, da Barbearia Londres.
Antigamente as barbearia, para além de serem o local onde os homens iam cortar o cabelo e aparar a barba, eram, igualmente, locais de convívio, onde se discutiam as notícias, da política ao futebol.
Depois, estes espaços começaram a desaparecer, e apenas os mais velhos as frequentavam.
Atualmente, as barbearias recomeçaram a surgir.
João Pinto, para além de explicar todos os segredos da sua profissão, confessou ainda que “os homens de hoje se preocupam muito com a sua imagem. Portanto, frequentar uma barbearia nos nossos tempos não significa só cortar o cabelo e fazer a barba, mas significa ainda cuidar do cabelo e cuidar da barba que está tão na moda”.
João Pinto levou alguns objetos, como uma máquina de cortar o cabelo, uma cadeira própria das barbearias e um carinho que serve de suporte para os utensílios que se usam.
Respondeu , seguidamente, às perguntas dos jovens, que o inquiriram sobre os cortes de cabelo que estão mais na moda, e quais os melhores produtos para usar no cabelo e na barba.

Para veres imagens desta sessão, entra em www.cm-pvarzim.pt


Comentários

Escreva o seu Comentário