A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

O JOÃO QUE COME CENOURAS AO LANCHE
Por Paula Costa (Professora), em 2018/12/13380 leram | 0 comentários | 77 gostam
No mundo de hoje, as crianças adoram comer snacks, doces, iogurtes e variadas guloseimas.
Tudo isto são teimas que as crianças insistem em ter, e, que, para além de não serem saudáveis, fazem parte de um grande negócio de comida processada. Quando se trata de comer sopa ou vegetais, as crianças fazem birras e maus sinais, tornando-se insuportável aturá-las. Mas há excepções, e, o João é uma delas.
Certo dia, vi, na escola algo inaudito, coisa que, nos dias que correm não se vê, em lado nenhum. Chegou a hora de lanchar e o professor perguntou ao João o que é que este ia comer ao que este respondeu: cenouras. Incrédulo, o professor ripostou: “cenouras?”. Sim, vou comer cenouras ao lanche. A minha mãe prepara-me sempre cenouras para o lanche, ela diz-me que fazem os olhos bonitos. O professor ainda incrédulo disse ao João para comer as cenouras à sua frente não fosse o João brincar com a situação. Quando o professor viu o João roer as cenouras todo feliz, olhou para ele com verdadeira admiração! Afinal, era mesmo verdade, o João comia cenouras cruas à hora do lanche da escola e certamente que estas eram muito mais saudáveis do que snacks processados ou outros alimentos previamente confeccionados. E o João apontou ainda outra razão porque a sua mãe lhe dava as cenouras para o lanche, é que estas contêm vitamina A e permitem que os olhos vejam sempre bem as lições da escola durante a vida inteira.
Esta história é uma lição de vida para todos os meninos que devem comer vegetais em vez de “fast food”, pois, assim terão mais saúde, logo mais capacidade cognitiva para estudar. O João é assim o começar de um hábito que deverá ser geral e não particular no modo de cada um se alimentar.
Paula Almeida.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe