A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

VOLUNTARIADO
Por Paula Costa (Professora), em 2018/11/28475 leram | 0 comentários | 94 gostam
No dia 26 de novembro, decorreu no auditório da escola uma sessão de sensibilização sobre Voluntariado, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
A sessão foi orientada pela professora Marta Santos, docente aposentada da escola e voluntária no Instituto Maria da Paz Varzim.
As turmas A, H e J do 5º ano tiveram oportunidade de conhecer várias instituições internacionais, nacionais e locais onde a ação interventiva se operacionaliza com o trabalho voluntário. A professora Marta fez uma breve alusão ao significado, objectivos e abrangência do voluntariado e salientou a grande importância que este trabalho representa no mundo atual, onde as carências são variadas e cada vez mais profundas.
Os alunos interagiram com questões e vivências pessoais e familiares, enquadradas neste âmbito e foram desafiados a colaborar com uma partilha de bens alimentares, roupas e brinquedos, a fim de também tomarem consciência das necessidades materiais e afetivas de muitos meninos que frequentam a instituição na qual a professora Marta é voluntária.
Os professores e alunos agradeceram à professora Marta a sua disponibilidade, a partilha de experiências e a oferta de um marcador de livros com uma mensagem da sua autoria sobre o que é «Ser voluntário».
Todos os intervenientes consideraram que esta atividade da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento poderá ser o mote para futuros voluntários e cidadãos mais conscientes das realidades sociais da comunidade em que estão inseridos.

Ernestina Silva, Paula Costa (professoras de Cidadania e Desenvolvimento).


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe