A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA NACIONAL DO MAR
Por Paula Costa (Professora), em 2018/11/16422 leram | 0 comentários | 121 gostam
O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994. Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado no nosso país como o Dia Nacional do Mar.
A BE, em articulação com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, proporcionou a um grupo de alunos a participação em duas das actividades promovidas pela Biblioteca Municipal no âmbito da comemoração desta data, no sentido de reforçar as raízes culturais marítimas.
Assim, de manhã, pelas 10h30, a turma 4B1 da escola Nova, da professora Carmen Silva, assistiu a uma sessão denominada A Música e os Sons do Mar, orientada pelo professor Abel Carriço. Esta atividade pedagógica aborda a importância do mar como fonte de inspiração para a composição de temas musicais e a sonoridade do mar.
De tarde, pelas 15h00, as turmas A e E do 7º ano, acompanhadas pelos professores Sofia Gomes, Jorge Ribeiro, José Faria e Anabela Torre, ficaram a conhecer a vida de um faroleiro, em Artes e Ofícios. Osvaldo Concha Rodrigues, Encarregado da Secção de Balizagem na Capitania do Porto da Póvoa de Varzim, dinamizará a sessão.

“O papel dos faróis e dos faroleiros tem vindo a transformar-se. Dantes, um faroleiro precisava de ativar um mecanismo de horas a horas para que o farol funcionasse. Hoje, o sistema está quase todo automatizado.
O farol deve representar para quem anda no mar um factor de segurança, de ajuda. O farol sempre foi o elo de ligação entre quem está no mar, sujeito às intempéries, e a costa, onde por natureza o ser humano habita, a terra”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe