A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

A TERRA TREME
Por Paula Costa (Professora), em 2018/11/08429 leram | 0 comentários | 113 gostam
No dia 5 de novembro realizou-se em Portugal o exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA TREME, às 11 horas e 5 minutos, com a duração de 1 minuto.
A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.
Esta atividade incluída, na área da Educação para a Cidadania, tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.
Considerando de grande importância esta iniciativa, a nossa escola decidiu aderir a esta atividade.
No dia 05 de novembro, pelas 11h 5min, após ouvir o toque de alerta, em todas as salas de aula os alunos e o professor executaram os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR!
BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo.
Depois PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente.
Por fim, AGUARDAR até que a terra pare de tremer.
 Na BE realizou-se, igualmente, este exercício, de que deixamos algumas fotos.


Lembre-se ainda:
Em caso de sismo mantenha a calma e ajude a acalmar as pessoas que estão junto a si. Evite ficar no meio da divisão e afaste-se de chaminés, janelas, espelhos, vitrinas ou objetos que possam cair. Procure refúgio num canto da sala, debaixo do vão de uma porta interior, do pilar de uma trave mestra, ou de móveis sólidos, como mesas, camas ou secretárias. Ligue o rádio e fique atento às instruções.
Se estiver na rua, afaste-se de árvores, postes elétricos, muros e edifícios, por causa da possível queda de escombros. Não vá para casa. Procure lugares abertos, como praças, descampados ou avenidas amplas.
Mantenha-se num local seguro e não circule pelas ruas, deixando-as livres para as viaturas de socorro. Regresse a casa apenas quando as autoridades o aconselharem.
Após um Sismo
Cuide de si, em seguida ajude os outros
Avalie com atenção o que se passa à sua volta
Se estiver num edifício não se precipite para a saída. Fique no seu interior, ajoelhe-se e proteja a cabeça e os olhos, espere que o sismo pare e depois saia com calma. Se ficar preso tente comunicar com o exterior batendo com algum objeto.
Nunca use o elevador. O sismo pode provocar a queda do elevador ou cortar a eletricidade, deixando-o preso no seu interior. Se estiver a utilizar as escadas verifique se estas resistem ao peso. Se existirem destroços, calce botas ou sapatos resistentes para se proteger. Evite circular pelas zonas sinistradas, porque para além de perigoso, dificulta os trabalhos de socorro.
Numa situação de catástrofe é frequente existirem fugas de gás. Após um sismo não acenda fósforos ou isqueiros, nem ligue o interruptor porque pode provocar uma explosão. Corte imediatamente o gás, a água e a eletricidade. Veja se a casa sofreu graves danos. Se em casa não estiver seguro saia para a rua mas não utilize o elevador. Tenha cuidados com os vidros partidos e com os cabos de eletricidade soltos.
Depois de um sismo deve abrir os armários com precaução, já que alguns objetos podem ter ficado numa posição instável. Se detetar o derrame de substâncias tóxicas ou inflamáveis, deve limpar a zona o mais rapidamente possível. Se existirem destroços, deve calçar botas ou sapatos resistentes para se proteger dos objetos cortantes ou pontiagudos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe