A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
Por Paula Costa (Professora), em 2018/09/27543 leram | 0 comentários | 133 gostam
As Jornadas Europeias do Património irão decorrer na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, de 28 a 30 de Setembro. Este ano, o tema das Jornadas é “Partilhar Memórias”.
No dia 28 de Setembro, pelas quinze horas, as turmas J e F do 5º ano, acompanhadas pelas professoras Manuela Figueiredo e Lídia Leite, irão assistir à sessão “Partilhar Memórias da Lancha Poveira do Alto, Fé em Deus”, que contará com a participação de José Peixoto, um dos tripulantes da lancha.
Pretende-se dar a conhecer “as memórias das viagens que a Lancha Poveira realizou desde 1991, na sua primeira viagem por mar e durante estes 25 anos em mares de costa portuguesa e espanhola”.

Breve informação sobre a lancha poveira:
"A Lancha Poveira do Alto Fé em Deus é uma embarcação de pesca tradicional de origem secular. Em 1991 foi reconstruída uma réplica segundo normas e modelos tradicionais e representa uma das últimas lanchas poveiras a ir ao mar.
O início da construção deu-se a 27 de Fevereiro de 1991 seguindo o sonho de Manuel Lopes, um Poveiro amante da cultura e muito respeitado pela população. É desde então a embarcação tradicional portuguesa que mais navega por mar, promovendo a memória do pescador poveiro e português. Em 2012 a mesma embarcação persegue outro dos seus sonhos, rumo à Galiza fazendo aquele que é considerado o primeiro Caminho Marítimo para Santiago de Compostela. O sonho de Manuel Lopes é agora o sonho dos tripulantes da Lancha Poveira".


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe