A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

PROJETO ERASMUS – TURQUIA
Por Paula Costa (Professora), em 2018/05/311091 leram | 0 comentários | 718 gostam
Na semana de 27 de maio a 2 de junho decorre a última etapa do projeto Erasmus “I’m collaborating with ICT for my school”, iniciado no ano letivo 2016/ 2017.
Este último encontro das equipas de Portugal, Eslovénia, Itália e Turquia decorre na cidade de Kuşadasi, na Turquia.
Kusadasi (nome que significa Ilha dos Pássaros) é uma cidade localizada junto ao mar Egeu, porto de entrada para Éfeso, que as delegações tiveram oportunidade de visitar.
Na segunda-feira, pela manhã, após a cerimónia de receção no auditório da escola, alunos e professores iniciaram as sessões de trabalho, com as apresentações em Movie Maker. Após o almoço, aprenderam uma antiga arte turca de pintura, denominada arte Ebru, e foram desafiados a experimentá-la.
Na terça-feira foi apresentado um projeto de etwinning, e preparadas apresentações em movie maker. Foi igualmente o dia dedicado aos jogos tradicionais dos vários países, em que todos participaram entusiasticamente.
Na quarta-feira rumaram a Éfeso, que foi considerado como um dos maiores e mais importantes centros do mundo antigo Mediterrâneo, e é considerado como os lugares mais bem preservados da antiguidade na ásia Menor.
Em 133 a.C., Éfeso foi declarada capital da província romana da Ásia. Lá se encontravam alguns dos maiores anfiteatros do mundo, o maior deles com capacidade para 25 mil pessoas.
Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu. S. Paulo e São João Evangelista pregaram na cidade. S. Paulo pregou aos Efésios no maior dos anfiteatros aí existentes.
A cerca de 10 km de Éfeso, em Bülbül Dagi (Monte Rouxinol, em turco) as delegações foram conhecer aquela que teria sido a última residência de Maria, mãe de Jesus, levada lá por São João alguns anos depois da crucificação.
O almoço foi em Sirince, uma típica aldeia turca, onde tiveram algum tempo livre para passear.
O dia terminou com a visita à Mesquita de Isabey, cuja construção data de 1374/1375.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe