A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SEMANA UNESCO DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Por Dulce Marques (Professora), em 2018/05/2424 leram | 0 comentários | 4 gostam
Em 2011 a Conferência Geral da Unesco proclamou a quarta semana de maio como a Semana Internacional da Educação artística.
A primeira celebração no nosso país ocorreu em 2012, e, no ano passado, uma das conclusões da Conferência, subordinada ao tema “A Educação Artística na Agenda 2030” apontou para a necessidade de reforçar a educação artística junto das instituições escolares e da sociedade civil.
A Comissão Nacional da Unesco (CNU- MNE) vai promover eventos em várias cidades, e escolheu a Póvoa de Varzim para realizar a conferência nacional sobre esta temática.
O Município da Póvoa de Varzim coorganiza, nesta semana de 21 a 25 de maio, a Semana da Educação Artística, apoiando atividades nas escolas e acolhendo a conferência sobre este tema, que teve lugar na terça- feira, dia 22, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, com a presença de representantes de várias instituições nacionais.
A Unesco incentiva o envolvimento nesta iniciativa das bibliotecas municipais, das bibliotecas escolares e das escolas, que são convidadas a apresentar os projetos realizados neste âmbito, evidenciando, assim, o papel das bibliotecas escolares neste contexto.
Cada professor bibliotecário disporá de 15 minutos para dar a conhecer as atividades letivas e não letivas levadas a cabo pela sua escola.
A comunicação da professora bibliotecária da nossa escola, professora Anabela Torre, realçou a Educação Artística como uma componente essencial do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, que “pretende ser um espaço de interação, de transmissão de valores e de cultura, com vista à integração ativa numa sociedade cada vez mais cosmopolita”.
O Agrupamento destaca-se por promover valores europeus como a tolerância, a justiça, a solidariedade, a igualdade, e incutir nos alunos a vontade de criar e partilhar.
Exemplificou com os concursos e projetos nacionais e europeus em que participámos, que envolveram a comunidade escolar e contribuíram para o desenvolvimento da Educação Artística: a música, o grupo coral, a dança, desenho e pintura e mostras de teatro. A criatividade e a integração da comunidade no nosso trabalho estiveram patentes na atividade @brir Livros, com trabalhos em 3D expostos nas ruas da cidade, que desafiava os passantes a tentar adivinhar os títulos das obras expostas.
Se tiveres curiosidade, fica aqui a ligação para poderes ver mais pormenorizadamente esta comunicação da nossa professora bibliotecária.
https://prezi.com/dashboard/next/

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário