A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA DA EUROPA
Por Paula Costa (Professora), em 2018/05/10496 leram | 0 comentários | 166 gostam
No Dia da Europa, que se comemora todos os anos no dia 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman».
Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, defendia assim a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
Esta efeméride foi assinalada na nossa Escola com uma exposição de trabalhos dos alunos dos 7º e 9º anos, retratando a evolução da União europeia desde a sua fundação, sob orientação dos professores de História e Geografia, em articulação com a disciplina de Francês, com alguns trabalhos escritos nesta língua europeia. A disciplina de EMRC aliou-se, igualmente às comemorações, tendo os alunos do 7º ano elaborado pins que foram distribuídos por professores e alunos.
Um grupo de alunos do ensino articulado tocou o Hino da União Europeia.
Os alunos foram "mimados" com bolos, decorados com as cores da Europa e da escola, e sumo, quer no turno da manhã, quer no da tarde.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe