A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

ENCONTRO COM A ESCRITORA SOFIA SILVA
Por Dulce Marques (Professora), em 2018/03/0857 leram | 0 comentários | 17 gostam
A convite da Biblioteca Municipal e em articulação com a Biblioteca Escolar, duas turmas do 6º ano tiveram, na passada terça-feira, um encontro com Sofia Silva.
As turmas A e J do 6º ano deslocaram-se à Biblioteca Municipal, onde tiveram oportunidade de ouvir e conversar com Sofia Silva, uma garota de onze anos, que publicou o seu primeiro livro, “ Quem raptou o Meia-lua?”
Sofia Silva é uma jovem de onze anos, leitora ávida, amante de desporto e música, que estudou piano durante quatro anos, posteriormente guitarra e actualmente violoncelo. A sessão iniciou-se com a jovem a cantar um tema em que se acompanhou à guitarra.
Relatou, seguidamente, como se processou esta aventura de editar um livro aos dez anos (o livro começou a ser escrito aos oito). De férias com a família, em França, esgotou a sua remessa de livros, e, não sabendo francês, não podia adquirir outros, pelo que resolveu começar a escrever. Sendo fã de mistérios, resolveu enveredar por esse caminho, e, igualmente fã de animais, principalmente gatos, fez dos gatos protagonistas da história, que se desenrola em Paris, nos locais que visitou.
Sofia queria que o livro fosse ilustrado, e o irmão sugeriu-lhe o nome de uma colega, Mara Andrade, de dezasseis anos. Contactada, Mara imediatamente aceitou, e as duas encontraram-se para falar do livro, e depois para Mara apresentar algumas ilustrações e afinar pormenores. Seguiu-se a procura de uma editora interessada em publicar a obra, e todo o processo de impressão, que Sofia desconhecia totalmente.
Ao longo de todo este processo, o apoio das respectivas famílias foi crucial ( as duas jovens apresentaram-se acompanhadas pelas mães). Importante, também, o apoio da professora do primeiro ciclo, a quem Sofia apresentou o seu projecto, e a incentivou a ir em frente.
Atualmente decorre a fase de divulgação da obra, em encontros com jovens da mesma faixa etária, que têm a oportunidade de questionar a jovem escritora e a jovem ilustradora.
Sofia confidenciou que está já a escrever nova aventura dos seus heróis.
Os alunos que adquiriram a obra, puderam obter os autógrafos das duas jovens artistas.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário