A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Por Paula Costa (Professora), em 2017/10/30467 leram | 0 comentários | 124 gostam
Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. A International Association of School Librarianship (IASL) definiu como tema para este ano “Ligando Comunidades e culturas”.
O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” é a iniciativa que a RBE lança este ano para assinalar o MIBE.
Até 3 de novembro, os alunos são desafiados a refletir, a pôr a sua criatividade em ação e a apresentar uma ideia. O desafio consiste na criação de um jogo original que permita aos utilizadores da biblioteca abordar a temática proposta para o MIBE, de uma forma aliciante e lúdica. À ideia vencedora será atribuído o prémio Teresa Calçada. O Tomás Pereira, do 9ºD, vai concorrer com um jogo em “scratch”.
Recordamos que a nossa escola está envolvida no Projeto Erasmus+, cujo objectivo é igualmente ligar comunidades e culturas, valorizando o que de comum existe entre elas. Em novembro iremos receber as delegações de França, Itália e Roménia.
Várias foram as atividades levadas a cabo pela nossa Biblioteca Escolar, para assinalar esta efeméride.
Os alunos do 2º ciclo foram desafiados a participar no concurso “Qual é a história, qual é ela”, que consiste em ilustrar uma história que tenham lido (requisitada na Biblioteca), sem, no entanto, a identificarem, e contando para tal com o apoio dos professores de EV.
Posteriormente será feita uma exposição dos trabalhos a concurso, e a comunidade escolar tentará adivinhar o título da história correspondente.
Nos dias 11 e 12 de outubro, os alunos do 1º ciclo e do pré-escolar tiveram um encontro com a editora Helena Mineiro, da editora Mahatma, que com eles fez um jogo a partir de uma obra infantil.
Estes mesmos alunos, no dia 24 de manhã, tiveram um encontro com a escritora Alice Cardoso.
Alice Cardoso nasceu em Coimbra, em 1962. Licenciou-se em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Dedica-se à atividade da escrita para crianças desde 2006, altura em que publicou o seu primeiro livro. Conta já com duas dezenas de obras. Em 2017 editou dois livros, “Brincar com os sons das vogais” e “Os animais escritores”.
No dia 26, a contadora de histórias Ana Esteves deslocou-se à nossa escola, para contar a obra de José Mauro de Vasconcelos “Meu pé de laranja-lima” aos alunos do 9º ano, no turno da manhã, e “A viúva e o papagaio” (obra incluída nas metas curriculares de Português) aos alunos do 5º ano, no turno da tarde.
No dia 26 foi a vez dos alunos do 4º ano ouvirem “Histórias com recadinho”, obra igualmente incluída nas metas curriculares.
Hoje, dia 30, é a vez do Jardim Infantil Dr. Luís Amaro receber Ana Esteves.
Ana Esteves é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, e dedica-se à divulgação e dinamização da leitura em escolas e bibliotecas.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe