A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA DO PESCADOR
Por Paula Costa (Professora), em 2017/06/02532 leram | 0 comentários | 139 gostam
O Dia do Pescador comemora-se a 31 de maio. Este ano o tema proposto foi “O Papel da Mulher na Comunidade Piscatória”.
A BE, em articulação com a Biblioteca Municipal, promoveu algumas iniciativas para comemorar este dia.
No Auditório da Escola, pelas 14:30, procedeu-se ao lançamento do livro “A Várias Mãos”, com a presença das turmas do nosso Agrupamento que escreveram e ilustraram parte da história. Procedeu-se à entrega de um exemplar a cada participante, bem como aos professores acompanhantes, tendo sido lidos excertos das cinco partes que constituem a obra.
De seguida os alunos do 9ºG utilizaram um powerpoint para sensibilizar a assistência para a faina da pesca, os vários tipos de pesca, e utilizaram um jogo que desafiava a reconhecer as espécies piscícolas da nossa costa.
Um dos alunos entrevistou a Ti Desterra, figura poveira muito conhecida, sobretudo na classe piscatória, introduzindo, assim, o tema “O papel da mulher na comunidade piscatória”.
Finda a entrevista, a Ti Desterra dirigiu-se a uma turma da professora Albina Macedo, onde falou aos alunos sobre o que é ser empresária no setor das pescas.
No Auditório, seguiu-se um encontro com o escritor poveiro José de Azevedo. José de Azevedo contou aos alunos algumas tradições ligadas à comunidade piscatória, com a colaboração da senhora D. Clarice Marques, que relatou alguns episódios da história da sua vida, e até dramatizou uma “Ida ao Médico”, que muito divertiu os presentes.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe