A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

PROJETO MONITORES DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Por Paula Costa (Professora), em 2017/05/23497 leram | 0 comentários | 148 gostam
Este projeto é uma das atividades que integram o Plano de Ação Estratégica da nossa escola para a Promoção do Sucesso Escolar.
Um monitor da BE é um aluno que se disponibiliza para ser tutor de um colega da sua turma e procurar garantir que este transite de ano e melhore significativamente as suas notas.
A professora bibliotecária contactou os alunos cujo perfil foi considerado adequado para esta tarefa.
O que se espera de um monitor?
 Entre outras coisas:
-Que fale regularmente com o colega sobre as dificuldades que está a sentir nas diferentes disciplinas;
- Que dê orientações de como deve estudar nas disciplinas em que tem dificuldades de forma a melhorar os seus resultados. Que lhe explique qual é o método de estudo que o leva a ter bons resultados e o incentive a experimentar;
- Que converse com os professores das disciplinas em que o colega tem dificuldade e peça sugestões de exercícios e materiais que possam ajudar o colega a melhorar nessa disciplina;
- Que recorde o colega da importância de estar atento nas aulas e tirar apontamentos;
- Que Incentive o colega a ter o caderno organizado e atualizado e o oriente se não souber como fazê-lo.

Caso o monitor desempenhe muito bem o seu papel, a professora bibliotecária irá “propô-lo para o Quadro de Valor, dar-lhe um diploma de mérito e dar-lhe a oportunidade de participar numa atividade lúdica num lugar mesmo muito divertido!”

Neste momento já se encontram registados vinte e três Monitores da BE, tendo-se a actividade iniciado nos finais do segundo período.
Os Monitores que cumprirem a sua tarefa com sucesso poderão continuar a ajudar os respectivos colegas no próximo ano lectivo.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe