A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA MUNDIAL DO LIVRO
Por Dulce Marques (Professora), em 2017/04/2494 leram | 0 comentários | 36 gostam
A 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A UNESCO instituiu o Dia Mundial do Livro em 1995. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes, o espanhol que escreveu “D. Quixote”, considerado o primeiro romance moderno. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu (1564) e morreu (1616) o famoso escritor inglês William Shakespeare.
A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.
O Primeiro-ministro, António Costa, e o Ministro da Educação, aproveitaram este efeméride para apresentar o Plano Nacional de Leitura 2027, na cidade do Porto.
O primeiro-ministro afirmou que “promover a leitura é a forma de promover a liberdade”, considerando que a leitura “é uma das grandes formas de aceder à cidadania”.
O PNL para a próxima década visa promover as competências da leitura e literacia junto de crianças, jovens e adultos.
A comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL) 2027, Teresa Calçada, defendeu também hoje que “a leitura deve ser vista e protegida como um bem a que todos têm direito e a que todos devem ter acesso”. “É um dos direitos humanos, ler é ter dignidade e liberdade, ler é poder”, afirmou.

Fontes: Sapo, wikipedia


Comentários

Escreva o seu Comentário