A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SEMANA DA LEITURA
Por Dulce Marques (Professora), em 2017/04/04183 leram | 0 comentários | 67 gostam
A Semana da Leitura, integrada no Plano Nacional de Leitura (PNL) decorreu de 27 a 31 de março.
Ao longo de toda a semana várias foram as actividades levadas a cabo pela BE. As CBE (Colaboradoras da Biblioteca) andaram pelas salas a ler extractos dos livros do Top 3 de alunos, pais e avós, apurados num inquérito aplicado a 35% da população do Agrupamento. Foi igualmente lido o poema classificado em 1º lugar no concurso “O Nosso Patrono Era Poeta”, poema esse que foi enviado para o concurso “Faça lá um poema” do PNL.
Igualmente ao longo da semana, em várias turmas, foram produzidos pelos alunos slogans, jingles e spots publicitários, que serão enviados para o concurso da Semana da Leitura.


Na 2ª feira, dia 27, em articulação com a biblioteca Municipal, e tendo como orientador o técnico Hélder Jesus, realizou-se no Auditório da Escola a atividade designada Roda Pé, dirigida a alunos dos 2º e 3º ciclos. Tratou-se de uma atividade de reflexão e escrita criativa: reflexão acerca da intencionalidade do uso da imagem pelos media, e a necessidade de ficar alerta para a fotocomposição ou fotografia intencional que deturpam a realidade dos factos. No exercício de escrita criativa, os alunos fizeram a legenda de uma imagem, para perceberem como a notícia pode deturpar a realidade dos factos, com o objectivo de serem leitores mais críticos.

Na 6ª feira seguiu para as Histórias da Ajudaris o texto “A Família”, elaborado pelos alunos do 6ºK, orientados pela professora Rosa Mateus, em articulação com a BE.
Às 21 horas, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, procedeu-se ao lançamento do livro “A Várias Mãos”, resultante do projeto de escrita colaborativa concelhia realizado no ano letivo anterior, e já publicado em e-book. Integrado nesse evento decorreu uma tertúlia em que participou um Encarregado de educação de cada agrupamento do nosso concelho, cujo tema orientador era “O Livro da Minha Vida”. O nosso representante foi o Dr. Gil Remédios. A autarquia aproveitou o ensejo para premiar os três melhores leitores de cada agrupamento. No nosso Agrupamento os premiados foram, no 1º ciclo, a Ema Viana, no 2º ciclo, o Nuno Gonçalves, e no 3º ciclo, a Cátia Simões.

Nota: Poderás ver fotos da atividade realizada na Biblioteca Municipal no portal da Câmara (www.cm-pvarzim.pt), na secção Galeria

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário