A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Por Dulce Marques (Professora), em 2017/03/08128 leram | 0 comentários | 52 gostam
O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março.
Um dos objetivos por detrás da origem do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Neste ano de 2017, o Parlamento Europeu dedica o Dia Internacional da Mulher à emancipação económica das mulheres. Atualmente, as mulheres ainda recebem ordenados mais baixos que os homens, encontram-se sub-representadas na política e em posições de liderança e dedicam mais tempo a atividades não-remuneradas relacionadas com a família e a casa.

Isto para não falar da violência a que muitas mulheres continuam sujeitas por parte dos seus companheiros/ maridos, que termina muitas vezes na morte da mulher, apesar das denúncias fitas às autoridades competentes. De acordo com estatísticas recentes, realizadas no nosso país, a violência começa logo no período de namoro, e muitas das jovens inquiridas acham essas situações normais.
Enquanto as mulheres se mantiverem assim vulneráveis, nunca será demais celebrar esta data, para que todas tenham consciência dos seus direitos e lutem por eles.
Feliz Dia da Mulher!
 


Comentários

Escreva o seu Comentário