A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

VISITA DE ESTUDO DO 9º ANO
Por Paula Costa (Professora), em 2017/01/161259 leram | 0 comentários | 221 gostam
No dia doze de janeiro, cento e oito alunos do 9º ano, acompanhados por oito docentes, deslocaram- se ao Porto para visitar o Museu do Carro Elétrico e o Museu Militar.
A visita iniciou-se pelo Museu do Carro Elétrico e, enquanto um grupo de alunos orientados por um guia pôde observar uma exposição de material referente à história do transporte coletivo de tração elétrica sobre carris na cidade do Porto e uma dramatização relacionada com o uso deste tipo de transporte pelas peixeiras, na sua tarefa diária de venda do peixe, pelas localidades mais próximas, os restantes discentes circularam num carro elétrico pela marginal, tomando conhecimento deste meio de transporte e da sua utilidade.
No Museu Militar, os alunos, após visita guiada, puderam percorrer várias salas, nomeadamente a Sala das Miniaturas, onde consta uma exposição de “soldadinhos” e outras miniaturas militares, dando a conhecer tudo sobre as mudanças em tempo de guerra, desde a antiguidade até aos nossos dias. Neste Museu foi possível ainda testemunhar como a cidade do Porto foi palco de grandes acontecimentos político-militares durante mais de cem anos. No Pavilhão de Armas os alunos tiveram possibilidade de fazer uma viagem no tempo, contactando com armamento, equipamentos e outros artefactos militares que dão uma visão dos meios ao dispor dos Exércitos Portugueses, desde o séc. XVI à Guerra Colonial (1961-1974).
Após auscultação de vários alunos que se foram pronunciando ao longo da visita de estudo, podemos concluir que a mesma contribuiu não só para aprofundar alguns conhecimentos de História e de Geografia, permitindo, contactar “in loco” com realidades do passado que ajudaram a construir o presente, tornando desta forma as aprendizagens mais significativas, mas também consolidar as relações entre aluno-aluno e aluno-professor.

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe