A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

MÁRIO SOARES
Por Paula Costa (Professora), em 2017/01/12546 leram | 0 comentários | 169 gostam
Grande vulto nacional que partiu a caminho das estrelas no dia 7 de janeiro de 2017. Muitos admiram-no, outros detestam-no! É como em tudo na vida. Foi um homem com qualidades e defeitos, como todos.
Portugal deve-lhe muito! Ele lutou contra a Ditadura, sofreu na pele as torturas da PIDE, foi exilado político. Sofreu o afastamento da sua Família por muitos anos, a qual o apoiava somente à distância. Perdeu o crescimento dos filhos porque estava exilado em França. Todavia, todo este sofrimento, esta luta não foi em vão, porque conseguiu ver o seu país amado conquistar a LIBERDADE e a Democracia com a Revolução de abril.
Portugal deve muito a Mário Soares. As crianças e jovens deste país que frequentam as escolas devem estar-lhe gratos pelo facto de hoje existir um ensino individualizado, sendo os alunos tratados de acordo com a sua individualidade e as suas capacidades, e fruírem de adaptações curriculares que, antes do 25 de abril, eram impensáveis. A título de exemplo: um aluno com deficiência não frequentava a escola, ficava fechado em casa; caso apresentasse alguma dificuldade de aprendizagem, não lhe era dada a possibilidade de ser integrado numa turma mais pequena, usufruindo de adaptações curriculares para ter sucesso escolar. Nestes casos, os alunos não tinham sucesso e ficavam a marcar passo no mesmo ano de escolaridade até desistirem de estudar. A inclusão era, há época, uma utopia.
Homens com a garra do Dr. Mário Soares que se sacrificou em prol do seu país, que ele amava, dificilmente se encontrarão nos anos que se avizinham. Basta olhar o mundo à nossa volta.
O Dr. Mário Soares sempre foi defensor da Democracia, da Tolerância, da Liberdade. O povo português, os professores deste país, devem pugnar para que estes valores não se percam nunca! O Dr. Mário Soares foi um marco na História de Portugal!

Marta Oliveira Santos(professora aposentada)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe