A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

PLANETÁRIO MÓVEL – OBSERVAÇÃO NOTURNA DO CÉU
Por Paula Costa (Professora), em 2016/12/021248 leram | 0 comentários | 210 gostam
No passado dia 16 de outubro, as turmas dos 7ºanos tiveram a oportunidade de assistir a uma aula sobre os mistérios do universo, dentro de um planetário insuflável, que recriou o céu nocturno.
Foi convidado o professor Artur, que dirigiu a aula e revelou algumas curiosidades do nosso Universo. Explicou o movimento aparente das estrelas, a localização noturna através da Estrela Polar, a localização dos planetas no céu, bem como a posição das constelações.
Para os alunos, foi um momento mágico, pois, para além de aprenderem, “viajaram” no céu noturno, cheios de entusiasmo.
Foi uma aula repleta de imaginação e boa disposição.
Nessa noite, não foi possível fazer a observação noturna do céu, tal como previsto, pois as condições atmosféricas não o permitiram. Porém, ao final da tarde de 15 de novembro, já com o céu bem escuro, os alunos e encarregados de educação, mais uma vez orientados pelo professor Artur, identificaram e localizaram algumas das constelações mais importantes do hemisfério norte, nomeadamente o Cisne, a Cassiopeia, o Triângulo de Verão e a Ursa Menor.
Quando a Lua surgiu acima do horizonte, a sua observação, a olho nu e através do telescópio, foi inesquecível! Tratava-se da Superlua, a maior e mais brilhante desde os últimos 68 anos!
Este fenómeno deve-se à proximidade (perigeu) da Lua com a Terra, na sua órbita elíptica, e do facto de esta estar em fase de lua cheia, o que é relativamente raro e só voltará a acontecer em 2034.
Foi um privilégio poder assistir a este fenómeno!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe