A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Por Paula Costa (Professora), em 2016/10/24493 leram | 0 comentários | 131 gostam
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro, que este ano calhou a um domingo, pelo que as comemorações foram antecipadas, na nossa escola, para o dia 14, sexta-feira.
Esta data foi escolhida por marcar o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, em 1945.
O tema escolhido para marcar a efeméride este ano letivo foi “A Azeitona e o Azeite”.
No painel informativo os alunos ficaram a saber que em Portugal se cultivam vários tipos de oliveira, nomeadamente a arbequina, a cobrançosa, a maçanilha e a redondil, que dão azeitonas pretas, as duas primeiras, ou verdes, as últimas, e que nem todos os tipos de azeitonas servem para produzir azeite, como é o caso da maçanilha e da redondil, que se destinam a conserva.
Ficaram igualmente a saber que o azeite, produto tradicional e multissecular, é a base da Cozinha Mediterrânica (tipo de cozinha em que o nosso país se insere), e é atualmente reconhecido como fonte de saúde, por ser constituído (55 a 80%) por ácidos gordos monoinsaturados, e por ser rico em antioxidantes, entre outras propriedades comprovadas por estudos científicos diversos.
Os alunos puderam saborear algumas iguarias preparadas pelos professores dos grupos disciplinares de Ciências do 2º e 3º ciclo, todas à base de azeite e/ou azeitonas, e foi grande a afluência, quer no turno da manhã, quer no da tarde.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe