A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA MÚSICA
Por Dulce Marques (Professora), em 2016/10/06199 leram | 0 comentários | 60 gostam
Realizou-se na sexta-feira, dia 30 de Setembro, o habitual concerto comemorativo do dia Mundial da Música.
A nossa escola foi, mais uma vez, palco desse evento, antecipado porque o dia 1 de outubro caiu num sábado.
O Dia Internacional da Música foi criado em 1975 pelo International Music Council, instituição fundada em 1949 pela UNESCO, agregando vários organismos e individualidades do mundo da música. Tem como objetivos:
• Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
• Aplicar os ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, contribuindo para a evolução das culturas e troca de experiências.
A Escola de Música da Póvoa de Varzim percorreu, durante todo o dia com as suas orquestras de sopro e de cordas, várias escolas do concelho, sendo o concerto final realizado no coreto da Praça do Almada, junto aos Paços do Concelho.
A escola Dr. Flávio Gonçalves recebeu, desta vez, no Auditório da Escola, a Orquestra de Cordas, sob a direção da professora Vânia Oliveira. Acompanharam-na o professor de violino Leonel Fernandes e a professora Emília Coelho, da Direção da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
 Os alunos das turmas do 6º ano E F e I estiveram muito atentos à parte pedagógica, constuída por um resumo da vida e obra de dois compositores, o austríaco Haydn e o alemão Brahms, exposta pelo Gonçalo; seguiu-se a motivação proposta pela maestrina Vânia Oliveira, após a audição dos temas da Sinfonia 101 “Relógio” de Haydn e da Sinfonia nº1 de Brahms. A terminar executou-se outra obra, mais leve e mais alegre, toda ela em pizzicato, “Plinck, Plonck, Plunck”, do compositor americano Leroy Anderson.


Departamento de Educação Musical


Comentários

Escreva o seu Comentário