A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

CONCERTO DE FINAL DE ANO
Por Paula Costa (Professora), em 2016/06/21847 leram | 0 comentários | 155 gostam
Como vem sendo hábito, os professores da disciplina de Educação Música da Escola Dr. Flávio Gonçalves terminam o ano com um concerto público destinado a toda a comunidade escolar.
Nas breves palavras de abertura, referiu-se a importância transversal da música na formação dos jovens, no apelo que esta faz à disciplina da memória, do treinamento da concentração, ao espírito disciplinador do trabalho de grupo e ao culto da estética e do belo. O Concerto de Final de Ano foi oferecido aos Encarregados de Educação, porto de abrigo dos nossos alunos e sem os quais a escola dificilmente existe.
Fruto do trabalho realizado em contexto de sala de aula, com flautas e diverso instrumental Orff, o concerto foi da responsabilidade dos professores Margarida Almeida, Abel Carriço e Luís Amaro.
Assim, no dia 6 de junho, às 21.30, realizou-se o concerto com alunos do 3º Ciclo, da inteira responsabilidade da Professora Margarida Almeida que, numa breve introdução, explicou o trabalho realizado com os oitavos anos (A, B, C e D), denominado “Composição música concreta”, trabalho esse que obedeceu à proposta, inserida no programa oficial, sobre o tema da composição de uma peça contemporânea.
O concerto prosseguiu, com a elevada qualidade que esta professora nos tem habituado. Depois da já referida “Composição música concreta”, seguiram-se “Chanson de la cigale”, pelo 7º C; “Burriquito”, pelo 7º B; “Rondino”, pelo 8º A; “ Bayrische Polka” pelo 8º D; “Dança arcaica”, pelo 8º B e finalmente com “Colores en el viento” pelo 8º C.
No final os alunos e a professora foram muito ovacionados e receberam muitas palavras de apreço, de admiração pelo trabalho realizado e pelo gosto manifestado pelos alunos intervenientes.
No dia 7 de junho, foi a vez de se realizar o Concerto de Final de Ano, desta vez com alunos do 2º Ciclo. Tendo início, desta vez, às 19.00, foi todo ele da responsabilidade dos professores Margarida Almeida, Abel Carriço e Luís Amaro.
Mais uma vez, foi apresentado um trabalho muito diversificado e de alta qualidade artística com o seguinte programa: “Big big world” e “Alelluya” pelas turmas dos 6º H, I, J e K (Professora Margarida Almeida); “Troika” e “Ao meu estilo” pelas turmas 5º I e J (Professor Abel Carriço).
Gostaríamos de referir que esta última melodia “Ao meu estilo” foi ensaiada e gravada na nossa escola a convite da Areal Editores e destina-se a integrar os recursos audio do novo manual de quinto ano de Educação Musical dessa editora.
O concerto continuou com a apresentação de dois temas do repertório clássico, da responsabilidade do Professor Luís Amaro: “Primavera” de António Vivaldi, pelo 6º G e “Carmina Burana “, de Carl Orff, pelo 6º C.
O concerto encerrou com as turmas de 6º ano da professora Margarida Almeida. Assim ouvimos “Spielstückchen” , pelo 6º K; “Durch die Wüste” e “Anikuni” pelo 6ºH, “Jimba, Jimba”pelo 6ºI e, finalmente “ La feria”, pelo 6ºJ.
Novamente os alunos e professores foram muito ovacionados, continuando a receber muitas palavras de apreço, de admiração pelo trabalho realizado e pelo entusiasmo e nervosismo manifestado pelos alunos intervenientes.
Foi-nos, particularmente grato, ver muitos colegas docentes a assistir a estes concertos, torcendo pelos seus alunos e pelos colegas envolvidos; tivemos, também, muitos encarregados de educação que se nos dirigiram com palavras simpáticas que nos tocaram.
Queríamos agradecer às e aos Auxiliares de Ocupação, inexcedíveis na sua ajuda e na sua simpatia que foram ao longo da tarde e da noite quem nos ajudaram a preparar o Polivalente e depois da festa terminada, a arrumar tudo de novo. O nosso bem haja!
E não podemos deixar de agradecer a sempre boa vontade dos nossos colegas da Direção, os Professores Carlos Maia e Carlos Sá, homens do som, das luzes e dos cenários, de tudo, e sem os quais nada somos. O nosso muito obrigado.

Luís Amaro, professor de Educação Musical


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe