A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

“A VÁRIAS MÃOS”
Por Dulce Marques (Professora), em 2016/06/03425 leram | 0 comentários | 169 gostam
Realizou-se no dia 1 de Junho, no Auditório Municipal, a apresentação pública do Projeto Concelhio de Escrita Colaborativa “A Várias Mãos”.
Este projeto deu origem a cinco histórias escritas e ilustradas por alunos do 1º, 2º, 3º ciclos, Ensino Secundário e Famílias, que estão disponíveis em e-book nos sites e blogues das bibliotecas escolares.
Estiveram presentes a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Direções e Conselhos Gerais das Escolas, Associações de Pais e a Rede de Bibliotecas Escolares, que este ano comemora 20 anos de existência.
Este projeto resultou do trabalho colaborativo da Rede de Bibliotecas da Póvoa de Varzim e do trabalho colaborativo das bibliotecas escolares com professores que nele participaram, pondo em prática o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.
O mote das nossas histórias foi dado pelo Dr. Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador da Educação e da Cultura, autor da introdução que serviu de ponto de partida para os cinco projetos apresentados.
Após a abertura oficial que ficou a cargo do Dr. Luís Diamantino e da Dr.ª Fernanda Freitas, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, o programa intercalou momentos musicais apresentados por alunos dos vários agrupamentos e escolas da Póvoa de Varzim e leitura de excertos das cinco obras produzidas pelos próprios autores.
O primeiro momento musical, do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, apresentou as duas vertentes da Música na Flávio – o ensino genérico com a música “Dança arcaica”, de David Oliveira - para instrumental Orff e o ensino articulado apresentou a canção “Descalça vai para a fonte” de Croner de Vasconcelos acompanhados ao piano pela professora Margarida Almeida.
A Escola Secundária Rocha Peixoto apresentou o segundo momento musical com alunos do Curso Profissional de Música.
O Agrupamento de Escolas de Rates apresentou o terceiro momento musical com alunos da Escola de Música Arnaldo Moreira interpretando “Spring Song” de Mozart, a música tradicional mexicana “Hat Dance” e “Yesterday” de Paul MacCartney e John Lennon.
O Agrupamento de Escolas de Campo Aberto - Beiriz apresentou o quarto momento musical com alunos que frequentam o Projeto de Música da oferta complementar de escola com a canção “Quero voltar para os braços da minha mãe” de Pedro Abrunhosa.
Para fechar este evento foi apresentado o quinto momento musical do Agrupamento de Escolas de A-Ver-o-Mar cujo coro, dirigido pela professora Filomena Oliveira, apresentou o tema “Tens os olhos de Deus” de Ana Moura.
Estiveram no palco todos os autores e ilustradores do “A Várias Mãos” do 1.º, 2º, 3º Ciclos e Ensino Secundário e receberam os certificados que comprovam a sua dedicação e empenho nesta atividade de escrita, leitura e ilustração. Todos receberam um diploma que certificou a sua participação e dedicação neste projeto.
O Projeto de Escrita Colaborativa com Famílias da Flávio foi dinamizado pela professora Ana Simão, professora bibliotecária da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves em articulação com a professora Rosa Mateus, professora de Português do 5.º I. Os autores e ilustradores implicados neste projecto com famílias foram a Ana Matos, a Diana Gomes, a Maria Miguel Oliveira, o Pedro Araújo, a Sara Terroso e as respectivas famílias. Alunos e famílias estiveram em palco com uma belíssima dramatização e testemunhos da relevância desta iniciativa para as suas famílias.
O Dr. Luís Diamantino elogiou muito os resultados obtidos neste projeto e anunciou publicamente, em nome da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a disponibilidade para proceder à publicação das cinco obras apresentadas, em edição especial, cujo lucro reverterá para as bibliotecas escolares do concelho.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário