A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

PROJETO ESCOLA ELETRÃO NA NOSSA ESCOLA
Por Paula Costa (Professora), em 2016/05/20553 leram | 0 comentários | 154 gostam
O tratamento dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e dos resíduos de pilhas e acumuladores portáteis (RPA) é urgente e fundamental para o futuro do nosso planeta.
É necessário a implementação de novas atitudes na sociedade face a este tipo específico de resíduos.
A sensibilização adequada e persistente da comunidade educativa e da população local, face ao impacto que o estilo de vida das sociedades atuais têm no ambiente, poderá promover não só uma consciencialização da responsabilidade individual e coletiva como ainda impulsionar a uma mudança de comportamentos.
Com as ações desenvolvidas, pretendeu-se conduzir uma campanha de sensibilização que alertasse para a necessidade de mudança de hábitos e despertasse nos alunos o sentido de responsabilidade enquanto cidadãos, para o papel ativo que devem ter na proteção ambiental. Neste sentido foram promovidas várias iniciativas a seguir caracterizadas:
- Decoração das fachadas à entrada da escola com visibilidade para a rua em frente ao edifício, tendo como principal objetivo despertar a curiosidade para a problemática dos REEE.
- Transmissão de mensagens através de cartazes elaborados pelos alunos de 7ºano e expostos no polivalente da escola (recinto frequentado por professores, alunos, funcionários e encarregados de educação).
- Informação fornecida a todos os Encarregados de Educação através dos seus educandos.
- Cartazes e informações em estabelecimentos fora da escola fornecidas por alunos e professores.
- Divulgação regular de notícias nos Jornais Locais (“Mais Semanário” e “ Voz da Póvoa”), Jornal Escolar e na Página da Escola.
- Colaboração da Escola Prática de Serviços para transporte dos REEE de grandes dimensões desde da residência de diversos professores, encarregados de educação e outros elementos da comunidade.
- Elaboração de um Vídeo executado pelos alunos do 7ºE com principal objetivo: “Sensibilizar para a importância do correto encaminhamento dos REEE (colocado na página da escola para toda a comunidade).
- Envolvimento dos professores, dos funcionários, dos alunos de Educação Especial e dos alunos do 2º e 3º ciclos deste estabelecimento escolar.
Todas as atividades desenvolvidas tiveram como finalidade divulgar informação sobre a importância do correto encaminhamento deste tipo de Resíduos a toda a comunidade e sensibilizar para a sua implementação na sociedade.
É imperativo continuar a sensibilizar a comunidade local de forma a desenvolver comportamentos cívicos que promovam a defesa do ambiente e o futuro do planeta sendo a escola um dos locais privilegiados para o efeito


 Professora: Manuela Rodrigues


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe