A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

AINDA SOBRE O AUTISMO…
Por Paula Costa (Professora), em 2016/04/15426 leram | 0 comentários | 163 gostam
Encontramos este poster alusivo à data, que nos chamou a atenção, entre dezenas de outros, por vir de encontro ao nosso objetivo – lembrar ao Autismo todo o ano.
Como tem sido nossa prática alertar para esta data, no presente ano letivo quisemos mostrar um outro lado do Autismo. Nas nossas pesquisas sobre esta celebração pelo mundo descobrimos um exemplo paradigmático:
«Ao descobrir aos 30 anos que tinha a síndrome de Asperger, um tipo de autismo de grau leve que não compromete a fala e a coordenação motora, Rodrigo Tramonte decidiu tornar-se ativista pró-autismo. E fê-lo da forma mais inteligente possível.

Começou a escrever/desenhar um livro: Humor Azul, O Lado Engraçado do Autismo. É o primeiro livro do cartunista e caricaturista Rodrigo Tramonte, de Florianópolis.

A obra reúne tiras de quadrinhos de humor, em que o personagem principal é Zé Azul, um autista de 30 anos que vive com a mãe e é antissocial. As histórias abordam as situações que o autista vive no seu quotidiano e como os traços do autismo interferem nos seus gestos e palavras.

O objetivo do livro — lançado pela ONG Projeto Autonomia, da produtora cultural Andrea Monteiro - é consciencializar os leitores sobre o comportamento dos autistas e a forma como eles entendem o mundo, através da linguagem universal e da fácil associação dos quadrinhos de humor.» (http://horadesantacatarina.clicrbs.com.br)
Encontramos alguns desses quadradinhos de humor que a seguir mostramos.
Grupo de Educação Especial e SPO

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe