A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

ANO NOVO CHINÊS
Por Paula Costa (Professora), em 2016/02/08459 leram | 0 comentários | 123 gostam
Hoje, 8 de fevereiro, festeja-se a entrada no ano novo chinês, ano dedicado ao Macaco de Fogo.
Eu sou o experiente viajante do labirinto.
O génio do entusiasmo,
O mago do impossível.
O meu brilho é inigualável
na sua originalidade.
O meu coração está cheio de magia
que pode lançar uma centena de encantamentos.
Existo para meu próprio prazer.
(tradução livre do Poema do Macaco de Fogo)


O calendário chinês é lunissolar, isto é, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se teriam apresentado e Buda, em agradecimento, transformou-os nos signos da Astrologia chinesa.
Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que se teriam apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Eis algumas tradições associadas a estas festividades, que se prolongam por quinze dias: as roupas utilizadas durante todo o ano-novo geralmente são da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano. Vestir novas roupas também significa a posse de pertences suficientes para usar e vestir no novo ano. O vermelho é a cor da sorte (fortuna).
Tirar fotografias é uma cerimónia importante quando os familiares se reúnem. A foto deve ser tirada na entrada ou em frente da casa. O membro masculino mais velho da família senta-se ao centro.
A véspera de Ano Novo e Dia de Ano Novo, são comemorados em família, um momento de reencontro e de agradecimento.
No 15º dia do ano novo chinês realiza-se, então, o chamado Festival da Lanterna, que é comemorado à noite. Como o nome indica as lanternas são o ponto principal deste festival, onde crianças carregam lanternas em desfile.
Os fogos de artifício são outro momento alto das comemorações, crendo-se que o barulho que provocam afasta os maus espíritos.

Aos nossos alunos da comunidade chinesa e suas famílias, desejamos um Bom Ano!

Fontes: net


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe