A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

RELEMBRAR OS 70 ANOS DO HOLOCAUSTO
Por Paula Costa (Professora), em 2016/02/08532 leram | 0 comentários | 149 gostam
De 25 a 29 do mês de janeiro decorreu, no Auditório da nossa escola Dr. Flávio Gonçalves, uma série de atividades dedicadas à comemoração dos 70 anos do HOLOCAUSTO.
A palavra holocausto significa “extermínio deliberado e sistemático de um grupo social por motivos de raça ou religião” e foi levado a cabo contra os judeus nos campos de concentração Nazi durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Estas atividades tiveram início no dia 25 de janeiro da parte da manhã, com uma Conversa com o autor de várias obras sobre a perseguição aos Judeus, Richard Zimler, destinada a todos os alunos do 9º ano, tendo como resultado um sucesso enorme pela forte adesão e colaboração no debate dos alunos com o autor. O entusiasmo e a curiosidade da parte destes, marcou um ponto alto do debate.
No dia 27 de janeiro, pelas 15.30 horas, realizou-se uma Palestra, com a Drª Sandra Costa, especialista na matéria. Neste dia, tivemos a participação de alunos de outros níveis de ensino (6º 8º e 9º anos). Após a exposição, os alunos tiveram oportunidade de colocar questões e dúvidas sobre o assunto em debate, mostrando um forte empenho e curiosidade.
A par destas atividades, os alunos e toda a comunidade educativa tiveram acesso a uma grande exposição documental sobre o tema, no Auditório e na Biblioteca da nossa Escola, acompanhada de um ciclo de cinema, com a passagem de filmes alusivos a esta temática. Esteve, igualmente, patente na BE uma pequena feira do livro, onde foi possível adquirir obras de Richard Zimler a preço mais convidativo, obras que muitos levaram para casa autografadas pelo autor.
Esta atividade foi desenvolvida pelo grupo de História em articulação com a Biblioteca da Escola.

Grupo disciplinar de História e Biblioteca




Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe