A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

PEQUENO GRANDE C
Por Paula Costa (Professora), em 2016/02/03555 leram | 0 comentários | 186 gostam
“Escreve com as tuas palavras, ilustra com os teus desenhos, faz da tua obra um livro”.
Este é o mote do projeto implementado pela Fundação Calouste Gulbenkian, projeto este que assume a forma de concurso dirigido às escolas do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
Este concurso tem como principal objetivo “a educação e sensibilização do público mais jovem para a criatividade, criação artística, bem como para a autoria de modo geral”.
A turma do 5º I, orientada pela professora de Português Rosa Mateus, em articulação com a BE (coordenada pela professora Ana Simão), e igualmente com o apoio dos professores Manuela Figueiredo de EV, Lídia Leite, de ET e José Luís Rocha, que não sendo professor da turma se disponibilizou para dar o apoio necessário, decidiu abraçar este desafio.
Numa primeira fase cada aluno criou a sua própria história. Algumas destas histórias focavam temas ligados ao universo. Foi escolhida uma como ponto de partida para o processo de escrita criativa e a turma foi dividida em seis grupos para desenvolverem as principais ideias do texto inicial. Esse trabalho foi realizado na Biblioteca para que os alunos pudessem aceder a várias fontes documentais.
Finalmente, desenvolveram o texto que intitularam “O que aprendi com uma viagem a Marte”, cuja sinopse é a seguinte “Um menino prepara-se para viajar até Marte e deslumbra-se com o exterior e interior da nave, com as maravilhas do espaço, com o planeta e seus habitantes.
Na hora das decisões os valores familiares fizeram-no regressar.
Repensando na aventura vivida ele conclui que o que importa na vida são, sem dúvida, os VALORES”.
Seguiu-se a fase de ilustração, que está a ser ultimada, já que o prazo de entrega dos trabalhos é o dia 5 de fevereiro.
Aos alunos do 5ºI e respectivos professores desejamos felicidades para este projeto, e que possam ver todo este empenho devidamente recompensado.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe