A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA MUNDIAL DO BRAILLE
Por Paula Costa (Professora), em 2016/01/19462 leram | 0 comentários | 120 gostam
No dia 4 de janeiro comemorou-se o “Dia Mundial do Braille”.
A celebração desta data tem como objetivo divulgar e consagrar os princípios da dignidade, autonomia individual, liberdade de escolha e independência presentes na Convenção sobre os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.
O Braille é um sistema de leitura e escrita que permite que as pessoas com deficiência visual sejam leitoras de diferentes materiais, facilitando- lhes o acesso à informação, à formação académica, à cultura e ao entretenimento e ao desenvolvimento de atividades profissionais.
 Foi o jovem francês Louis Braille (cego) o responsável por esta grande conquista, há quase 200 anos, através da sua criação em 1825. Hoje é um código universal que permite a inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania de todos os invisuais.
O Sistema Braille é constituído por pontos em relevo formando 64 caracteres diferentes, que representam as letras do alfabeto, os números, sinais de pontuação e acentuação, a simbologia científica, musicográfica, fonética e informática.
Estes pontos em relevo são gravados no papel. Cada carater é obtido pela combinação sistemática de seis pontos que se agrupam em duas filas verticais e justapostas de três pontos, fazendo lembrar o jogo de dominó ao alto. A escrita braille pode ser feita com a máquina Perkins ou manualmente com a ajuda da pauta de braille e punção.
Na leitura, os pontos em relevo são percebidos pela parte mais sensível do dedo com apenas um toque pois cada sinal, pela sua forma, adapta-se exatamente à polpa do dedo.
O sistema braile atualmente é comum nas embalagens de medicamentos, de cosméticos e de alimentos, em cartões-de-visita e em ementas, e também na arquitetura, tornando-a mais acessível.
Em Portugal, existe o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, que funciona no âmbito do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. Este núcleo tem por objetivo garantir a qualidade da conceção, uso, aplicação, e ensino do sistema braille e meios complementares de leitura, por um lado, e pretende também avaliar e controlar o sistema braille e os meios complementares de leitura.

4-01-2016
Grupo de Educação Especial e SPO

Nas imagens podes ver um aluno a usar uma máquina de Braille (Perkins) (a ilustrar o artigo), uma Máquina de Braille, uma pauta, punção e escrita Braille e vários exemplos práticos de acessibilidades.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe