A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SEMANA DA MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
Por Paula Costa (Professora), em 2016/01/15636 leram | 0 comentários | 132 gostam
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 janeiro.
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.
A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.
O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.
A BE vai assinalar a data com várias actividades a decorrer ao longo da semana de 25 a 29 de janeiro.
Para além de uma exposição documental e de um ciclo de cinema, vamos ter a presença do escritor Richard Zimler, autor da obra “Os Anagramas de Varsóvia”, que no auditório da nossa Escola irá conversar com os alunos no dia 25 às 10,30, bem como uma palestra, também no auditório, proferida pela Drª Sandra Costa, no dia 27 às 15,30.

Richard Zimler nasceu em Roslyn Heights, Nova Iorque, a 1 de Janeiro de 1956. É um jornalista, escritor e professor norte-americano
Radicou-se em Portugal em 1990, residindo desde então na cidade do Porto. Deu aulas na Escola Superior de Jornalismo e na Universidade do Porto durante 16 anos, lecionando disciplinas na área do Jornalismo. Obteve a nacionalidade Portuguesa em 2002.
Cinco dos seus romances – “Meia-Noite ou o Princípio do Mundo”, “Goa ou o Guardião da Aurora”, “A Sétima Porta”, “Os Anagramas de Varsóvia” e”A Sentinela” - foram propostos para o Prémio Literário Internacional IMPAC, um dos mais prestigiados a nível internacional.
O seu primeiro livro para crianças, lançado em 2009, tem por título “Dança Quando Chegares ao Fim: bons conselhos de amigos animais” e ilustrações de Bernardo Carvalho. O seu segundo livro infantil, lançado em 2011, tem por título “Hugo e Eu e as Mangas de Marte”, e é também uma colaboração com Bernardo Carvalho. O seu terceiro livro para crianças, editado em 2014, tem por título “Se Eu Fosse” e ilustrações de Aurélie de Sousa.
Em janeiro de 2010, o seu romance “Os Anagramas de Varsóvia” foi nomeado “Livro do Ano 2009” pela revista portuguesa Ler e um dos 20 melhores livros da década 2000–2009 pelo jornal diário Público.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe