A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SHAKESPEARE VIVE
Por Paula Costa (Professora), em 2016/01/05552 leram | 0 comentários | 147 gostam
O Reino Unido convida-os a que se juntem a nós na celebração da vida e do legado de William Shakespeare.
Começa assim o discurso do primeiro-ministro britânico, David Cameron, feito ao início do dia 5 de janeiro de 2016.
Com efeito, em 2016 passam 400 anos sobre a morte de William Shakespeare. O escritor nasceu em abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, onde morreu a 23 de abril de 1616.
Aqui fica um excerto desse discurso:

“…Shakespeare teve um papel decisivo na evolução do inglês moderno, contribuindo para que se tornasse a principal língua mundial. Três mil novas palavras e frases apareceram pela primeira vez em papel em peças de Shakespeare. Shakespeare foi também pioneiro do uso inovador da forma gramatical e da estrutura – como o verso sem rimas…
Mas a influência de Shakespeare é sentida muito para lá da língua inglesa. As suas palavras, os seus enredos e as suas personagens continuam a inspirar grandemente a nossa cultura e sociedade…
Mas talvez um dos legados mais excitantes de Shakespeare seja a sua capacidade de educar. Como podemos testemunhar pelo trabalho de proximidade da Royal Shakespeare Company e do Shakespeare’s Globe e de pioneiras instituições de solidariedade britânicas como o Shakespeare Schools Festival, estudar e interpretar Shakespeare podem ajudar a melhorar os níveis de literacia, confiança e aproveitamento escolar.
Assim, neste dia 5 de Janeiro, Noite de Reis, e durante todos os dias ao longo de 2016, o Reino Unido convida-os a que se juntem a nós na celebração da vida e do legado de William Shakespeare. Hoje lançamos a campanha Shakespeare Lives – um estimulante programa global de actividades e eventos para destacar a sua duradoura influência e globalizar o uso de Shakespeare como recurso educacional para melhorar os níveis de literacia em todo o mundo.
…Para lá do enorme contributo para a nossa língua, de dar vida à nossa história, da sua influência na nossa cultura e da sua capacidade de educar, contamos com a imensa capacidade de Shakespeare para inspirar. Da mais famosa história de amor à maior das tragédias, da ficção mais poderosa à mais divertida comédia e dos discursos mais memoráveis dos seus mais lendários personagens, em William Shakespeare temos um homem cuja esmagadora imaginação, criatividade sem limites e instinto para captar a natureza humana engloba toda a experiência humana como ninguém o fez. Nem antes nem depois dele.
Sendo assim, seja de que forma for, junte-se a nós em 2016 nesta oportunidade única de celebrar a vida e o legado deste homem e de fazer como ele mesmo dizia, que “todo o mundo é um palco”, e que, verdadeiramente, através do seu legado, Shakespeare Vive.”

Primeiro-ministro Britânico (in jornal Público online)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe