A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Por Paula Costa (Professora), em 2015/12/01417 leram | 0 comentários | 100 gostam
No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma data que tem sido assinalada desde 1998, por iniciativa da ONU.
Esta comemoração tem como objetivo principal promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência. Por outro lado, mobilizar a comunidade e o poder político para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar dessas pessoas.
Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência o Grupo de Educação Especial e os Serviços de Psicologia e Orientação proporcionam à comunidade educativa uma exposição no Polivalente da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, a decorrer nos dias 3 e 4 de dezembro. Com esta exposição pretende-se dar a conhecer as limitações com que muitas pessoas se deparam decorrentes das mais variadas deficiências. Contudo, desde que sejam dadas condições de acessibilidade e usufruam das ajudas técnicas que necessitam podem desenvolver as suas capacidades e destacarem-se nos mais diversos campos: científico, musical, artístico, desportivo e profissional. Várias são as pessoas com deficiências referidas nesta exposição que pelos seus feitos ficaram mundialmente conhecidas e contribuíram para melhorar a sociedade em que vivemos.
Com esta exposição pretende-se fazer passar uma mensagem positiva, mas ao mesmo tempo refletir no sentido de combater os preconceitos e obstáculos que impedem a inclusão das pessoas com deficiência. Os alunos são também convidados a participar numa atividade alusiva a este dia, e que consiste em descobrir na sopa de letras alguns vocábulos referentes a cada deficiência.

Grupo de Educação Especial e Serviços de Psicologia e Orientação


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe