A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

SEMANA DO MAR
Por Paula Costa (Professora), em 2015/11/20502 leram | 0 comentários | 176 gostam
O Dia Nacional do Mar comemora-se a 16 de novembro. Para assinalar a efeméride, a BE, em articulação com a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal e o Museu da Póvoa, levou a cabo uma série de iniciativas.
Dada a importância do mar na vida da Póvoa de Varzim, desde tempos imemoriais, as comemorações estenderam-se por toda a semana.
No dia 16, segunda-feira, no turno da manhã, o Dr. José Flores, do Museu da Póvoa, orientou uma actividade pedagógica designada “Oficina do Mar”, em que participaram as turmas H e J do 5º ano, acompanhadas pelas professoras Luísa Garcia e Vera Costa, e que decorreu no auditório da Escola.
No turno da tarde, e com a presença das turmas F,K, C e A do 6º ano, acompanhadas pelas professoras Paula Costa, Manuela Bacelar, Ernestina Silva e pelo professor João Paulo Rebelo, o Dr. José Flores orientou duas sessões pedagógica, desta vez sobre “As Siglas Poveiras”. No início de cada uma das sessões assistiu-se a um momento de dança e poesia, protagonizado pelas CBE.
No dia 17, terça-feira, novamente no auditório da Escola, o Dr. Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara e Presidente da Comissão Municipal de Toponímia, o Dr. Manuel Costa, director da Biblioteca Municipal, e a Dra. Fernanda Trovão, também da Biblioteca, orientaram a actividade “O Mar na Toponímia Poveira”, em duas sessões, a que se assistiram as turmas do 5ºI e 6ºC, acompanhadas pela professora Rosa Mateus e professor José Luís Rocha, e as turmas G e K do 5º ano, acompanhadas pelas professoras Sameiro Carvalhido e Luísa Duarte. Uma vez mais as CBE proporcionaram aos presentes um momento de dança e poesia.
Na quarta-feira o dia foi dedicado à elaboração de origami com temas relacionados com o mar, na BE.
Na quinta-feira, dia 19, de manhã, o Arte7, Clube de Curtas Metragens, apresentou três curta-metragens de animação: “O Regresso dos Peixes”, animação em stop motion realizada pelos alunos do 7º ano da ESDAS, “Estória do Gato e da Lua”, de Pedro Serrazina (estória de quem tentou tornar o sonho realidade), e “Pai e Filha”, de Michael Dudok de Wit, um conto de uma filha e um pai ausente, os laços que compartilhamos e que ultrapassam o tempo ou a lógica.
Finalmente, na sexta-feira, as atividades foram dedicadas aos meninos do Jardim de Infância Dr. Luís Amaro, que vieram participar no “Laboratório do Mar”, a decorrer na aula de Físico-Química da turma E do 7º ano, orientada pela professora Manuela Rodrigues.
Os pequeninos surpreenderam os alunos com uma série de adivinhas sobre o mar, e brindaram-nos igualmente com uma canção alusiva ao mesmo tema.
Antes de partirem, a Coordenadora da BE presenteou-os com marcadores de livro feitos em origami pelas CBE, também com a mesma temática.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe