A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

OUVIR COM OS OLHOS,VER COM OS OUVIDOS
Por Paula Costa (Professora), em 2015/11/13367 leram | 0 comentários | 112 gostam
DIA INTERNACIONAL DOS SURDOS: segundo a Federação Mundial dos Surdos (World Federation of the Deaf), esta data foi comemorada pela primeira vez em 1958.
Com o tempo, esta celebração passou a ser alargada para a "Semana Mundial dos Surdos", assinalada na última semana do mês de setembro e fechando com o Dia Internacional dos Surdos, no último domingo desse mês.
 Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
Comemora-se anualmente a 15 de novembro. O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e reforçar o respeito dos direitos da pessoa surda.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, através do Artigo 74, n.º 2, alínea h, em que o Estado Português se compromete a “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades.”
 A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua receção é visual. Possui um vocabulário e gramática próprios.
Em Portugal existe o serviço "SMS Segurança" (número 96 10 10 200) para a receção de emergências de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.

Grupo de Educação Especial e SPO

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe