A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA PELA PAZ E DESENVOLVIMENTO
Por Paula Costa (Professora), em 2015/11/10498 leram | 0 comentários | 147 gostam
Este dia é celebrado desde 2001 a nível mundial, sob a égide da UNESCO, sendo uma oportunidade para sublinhar o papel da ciência na edificação de um mundo melhor.
Neste dia são organizados vários eventos pelo mundo, como debates sobre o potencial da ciência para a sustentabilidade, e como a entrega de prémios a investigadores, professores e estudantes, pelo seu trabalho. Todos os anos é escolhido um novo tema que serve de base para a celebração. Em 2015 celebra-se o "Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, Ciência para um Futuro Sustentável", destacando-se o contributo da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável, o que é reconhecido com a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A UNESCO é a única instituição das Nações Unidas cujo nome faz menção à ciência (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e que desde a sua criação procurou estabelecer contactos oficiais com as sociedades científicas internacionais, com o objectivo de promover a cooperação científica para lá das fronteiras nacionais, das ideologias e das especificidades culturais, assim como reunir os cientistas e todos aqueles que estejam interessados nas aplicações da ciência. .
 Na actualidade, o campo das suas responsabilidades é mais vasto, pois abrange, igualmente, a Comunicação e as Ciências Sociais.

Fontes: net


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe