A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

QUERIDO FINALISTA,
Por Paula Costa (Professora), em 2015/11/02440 leram | 0 comentários | 192 gostam
Chegou a hora de te preparares. Prepara a cabeça e o coração para o que aí vem. Para a nova etapa que se aproxima.
Olha que ela é rápida, e não tarda estarás de novo amarrado aos livros e a lamentar-te por tudo o que tens a estudar.
 Já pensaste no que se avizinha? E nas mudanças que vão existir? Oh meu querido finalista, não te preocupes, eu acredito que tu te conseguirás aguentar. Sentes-te confiante com as tuas escolhas de curso e de disciplinas? E na escolha de escola, como foi essa decisão? Eu percebo que não seja fácil deixar para trás todos os grandes amigos que até aqui fizeste, mas outros virão! E os maravilhosos amigos, que durante estes 5 anos te acompanharam, irão acompanhar para sempre o teu coração. Todos os momentos, Fotografias, abraços, beijos, ah!!!! tudo o que te faça lembrar deles, não deixarão de ser memórias que, piores ou melhores, permanecerão para sempre no teu coração.
 Antes de partires para a tua nova aventura, dá-lhes um grande abraço e agradece-lhes por terem sido os teus melhores amigos. Por te terem apoiado nos tempos mais complicados, por te fazerem passar os melhores momentos, mas principalmente por serem quem são. Pede-lhes, também, para que nunca mudem, porque quem sabe se daqui a uns anos não se voltam a encontrar? A amizade é a coisa mais bonita, e agradece por a poderes ter partilhado com eles. Agradece também aos que nem sempre se mostraram amigos. Agradece-lhe por todas as vezes que estes te rebaixaram. Admite lá, se não fossem aquelas palavras frias e cruéis, terias tido aquela nota tão alta naquele teste? Ter-te-ias esforçado para seres dos melhores alunos, ou simplesmente, para tentares superar as tuas dificuldades? Foram essas críticas que fizeram de ti quem és hoje, alguém forte e com vontade de lutar e enfrentar todos os obstáculos que ainda estão por vir.
 Como diz a Mariza “ o tempo não pára / o tempo é coisa rara / e a gente só repara / quando ele já passou “. Agora olha para tudo à tua volta. Já viste o quanto cresceste? Não só em tamanho, mas também como pessoa. Tudo vai começar a ser maior: A escola, as obrigações, a responsabilidade. Toda a gente vai começar a exigir mais de ti, tu vais começar a exigir mais de ti. Tens de te aguentar, e agarrar-te às coisas mais firmes da tua vida: os teus pais. Já lhes agradeceste? Acho que nem te passou pela cabeça, o esforço que eles fizeram para te poder sustentar, para te poderem dar o melhor. Todos as vezes, em que eles te apoiaram quando o teu dia na escola não tinha corrido tão bem ou quando a nota tinha sido mais baixa do que esperavas. Por todas as vezes que eles festejaram contigo e te felicitaram por algo bom que aconteceu. Pediste-lhes ajuda com as decisões? Eles são os teus melhores conselheiros, fico feliz por lhes ter pedido opinião. Eles confiam em ti, dão tudo por ti, só te querem ver feliz.
E os professores que agora deixas? Aqueles que te acompanharam, por mais ano, menos ano, que de forma mais ou menos positiva te acompanharam, ensinaram-te, fizeram de ti alguém culto e com sabedoria. Já lhes agradeceste? Olha para a pessoa em que eles de certa forma te tornaram! Olha a festa que eles te preparam! Não percas mais tempo, agradece-lhes do fundo do coração. Daqui a uns anos, passarás por eles na rua, e deixá-los-ás com o orgulho de terem sido os teus guias, nesta viagem que é a vida.
Hoje, termina-se um capítulo, que durou 5 anos. O Capítulo em que partilhaste momentos nesta escola que é a Flávio Gonçalves. Hoje termina, mas amanhã começa outro, onde tu és o lutador, e tens de lutar por ti, pelos teus direitos, pela tua felicidade, bem-estar, pelo teu futuro. Diz um último adeus, despede-te com alma e coração. Agradece, sorri, chora se for preciso. Mas despede-te. Sente-te concretizado, e uma pessoa bem estruturada. Sente-te pronto para o que aí vem, porque hoje … Hoje é o início da tua nova vida.


 Texto de Rita Magalhães 9º A, finalista 2014- 2015


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe