A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

“AOS OLHOS DA RITA”
Por Paula Costa (Professora), em 2015/10/201380 leram | 0 comentários | 339 gostam
Rita Bulhosa, uma jovem de 15 anos com paralisia cerebral, lança o seu primeiro livro, “Aos olhos da Rita”.
Rita tem ainda muita dificuldade em andar e o medo tolhe-lhe a vontade quando pega nas canadianas. Mas tal nunca impediu a sua mente de voar, como uma "borboleta", ou de procurar o lado solar da vida, como um "girassol ". E hoje, quando ainda ouve alguém sussurrar 'coitadinha', limita-se a sorrir. Rita tornou-se há dois anos "figura pública", estatuto concedido pela página que criou no Facebook, com mais de 13 mil "gostos", onde escreve os seus pensamentos e dá inspiração a muitos.
A aventura da escrita começou quando Rita tinha 13 anos. "Foi uma história muito maluca.
Andava a dar uma volta de canadianas na rua com o meu pai. Estávamos a conversar sobre as coisas da vida. Então o meu pai disse: 'Quando chegares a casa vais escrever um texto sobre este teu passeio, depois ponho na minha página para os meus leitores e logo vemos o que eles acham'. A partir daí, comecei a escrever. " Um texto por dia. Ao fim de uns meses, Mário Augusto (Jornalista da RTP1) criou-lhe a página e deu-lhe um empurrão nas partilhas. E não podia estar mais orgulhoso, ele que sempre tentou não ser demasiado protetor, mas sim dar-lhe a maior autonomia possível. Ensinou-lhe "a palavra mágica" que Rita sempre repete: "De-ter-mi-na-ção".
É com a escrita que Rita se "liberta dos pensamentos menos bons", "deita para fora", liberta as angústias. E assim estrutura o pensamento. "Parece que a sociedade ainda tem medo da diferença e dos diferentes”.


Nota do editor: O Dia Nacional da Paralisia Pessoal assinala-se a 20 de outubro.

Fonte: http://visao.sapo.pt/aos-olhos-de-rita-jovem-de-15-anos-com-paralisia-cerebral-cria-pagina-contra-o-preconceito=f817481#ixzz3p7KTpMha



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe